Seduc publica edital de seleção de estudantes e professores para a 4ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo
Foto:
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou, nesta quarta-feira (22), o edital de critérios para seleção dos 100 estudantes da Rede Estadual para participar do Programa de Intercâmbio Mato Grosso no Mundo 2026, que chega a sua 4ª edição. O intercâmbio para a Inglaterra tem duração de três semanas, com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. O edital foi publicado no Diário Oficial.
Durante o intercâmbio, os estudantes farão formação em escolas na Inglaterra, com o curso General English com 30 aulas semanais de 40 minutos cada, de acordo com a sua proficiência linguística.
Os estudantes que serão selecionados terão outros benefícios como: pagamento de taxas do passaporte; passagens aéreas; seguro viagem e seguro saúde; hospedagem, três refeições diárias; cartão de débito internacional na viagem; cartão de transporte público; entre outros.
Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede Estadual no ano letivo de 2026 estão automaticamente inscritos no programa. Porém, há critérios de seleção, sendo a classificação de estudantes do ensino médio dividida por dois grupos.
O primeiro é pela Plataforma Mais Inglês: terão avaliações de inglês, onde serão classificados 70 alunos, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (DRE). Já o segundo grupo de critérios de classificação serão de avaliação de Saída do Sistema Estruturado de Ensino (SEE), selecionando 30 estudantes, obedecendo a disponibilidade de vagas por DRE do qual o estudante fez parte no ano letivo de 2025.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que o programa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, sendo uma das 30 políticas que compõem o Plano da Educação 10 Anos.
“O MT no Mundo representa uma oportunidade única para nossos estudantes da rede estadual vivenciarem novas culturas, ampliarem seus horizontes acadêmicos e desenvolverem competências globais que são fundamentais. Investir em intercâmbio é investir em transformação que impactará a vida dos nossos estudantes”, ressaltou.
Classificação de professores
Nesta edição, o programa anunciou também o edital para a classificação de professores de língua inglesa. Participam todos os professores atribuídos e em regência em sala de aula com no mínimo 16 aulas nos anos de 2025 e 2026. Serão 13 profissionais classificados por Diretoria Regional de Educação (DRE).
Os professores de língua inglesa serão classificados em etapa única, sendo aqueles com maior carga horária nas turmas de 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, entre outros critérios que podem ser analisados no edital, que está em anexo.
Fonte: Governo MT – MT