• 21 de outubro de 2025
#Destaque

Seplag avança com novas etapas do programa LíderES+

Foto:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) realizou, nesta terça-feira (21.10), mais uma etapa do programa Líderes Desenvolvedores Estratégicos – LíderES+, voltado à formação e ao aperfeiçoamento de líderes do 2° a 4° escalão da Seplag. Trata-se da realização do módulo 04, que aconteceu na Escola de Governo, das 13h30 às 18h. Além de sediar a formação, a Escola de Governo será responsável pela certificação.

A ação integra o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) e tem como propósito fortalecer o papel estratégico dos gestores na construção de uma administração mais eficiente, colaborativa e inovadora.

Promovido pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, o programa busca aprimorar competências como planejamento, negociação, dinamismo e comunicação, pilares que sustentam uma gestão pública moderna e orientada a resultados.

O LíderES+ adota uma metodologia híbrida, com encontros presenciais e online, mentorias individuais e dinâmicas de grupo, estimulando o aprendizado colaborativo e a aplicação prática das ferramentas de gestão no dia a dia dos órgãos públicos. Idealizado pela Seplag em parceria com a Motriz Org., o programa tem se consolidado como um importante espaço de desenvolvimento humano e institucional.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o fortalecimento das lideranças é essencial para o avanço da administração pública. “Formar líderes é preparar o futuro da gestão pública. Quando investimos nas competências dos servidores, fortalecemos a capacidade do Estado de entregar resultados, inovar e servir melhor o cidadão”, destacou o secretário.

Segundo a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, com essa iniciativa, a Seplag reafirma o compromisso com o desenvolvimento humano e a excelência na gestão, fortalecendo líderes capazes de inspirar e engajar suas equipes. “O programa de desenvolvimento de lideranças, o LíderES+, é essencial para fortalecer a cultura organizacional, preparar gestores para os desafios da gestão pública e promover uma atuação mais estratégica, colaborativa e orientada a resultados”, afirmou Lidiane Leite.

Planejamento e comunicação

Com os módulos 04 e 05 previstos para realização nos meses de outubro e dezembro, o programa entra em sua reta final em 2025.
O módulo 04, ministrado por Pedro Lemos, abordou o Planejamento, capacitando os gestores na definição de metas, gestão participativa e monitoramento de resultados. Esse módulo, com quatro (04) horas/aula, incluiu uma oficina para aprofundar os indicadores.

Já o módulo 05, a ser realizado em dezembro, terá como foco a Comunicação, que é uma competência essencial para fortalecer o engajamento de equipes e o diálogo institucional. Conduzido pelo consultor de gestão de pessoas Patric Souza, o encerramento trará conteúdos sobre neurociência aplicada à comunicação, escuta ativa e empatia, além da entrega dos certificados e avaliação das mentorias.

Desde o início do ano, o programa vem promovendo uma jornada de desenvolvimento marcada pelo autoconhecimento e pela troca de experiências. Em junho, o módulo 1 sobre Liderança, com Raquel Conde, incentivou a reflexão sobre o papel do líder e a importância da gestão do conhecimento. Assim, esse módulo teve como objetivo, desenvolver a capacidade de gerenciar equipes, estimular aprendizado contínuo e garantir alinhamento estratégico entre pessoas e entregas.

Em agosto, ocorreu a Mentoria Start, que permitiu a construção de planos de ação personalizados, seguida pelo módulo 2 sobre Dinamismo, ministrado por Élida de Farias, que tratou de gestão da mudança e inteligência emocional. O objetivo desse módulo foi preparar lideranças para lidar com mudanças, gerenciar múltiplas demandas e antecipar desafios com proatividade.

Já em setembro, o módulo 3 sobre Negociação, com Vanessa Lemos, trouxe dinâmicas voltadas à mediação de conflitos e liderança adaptativa. Além disso, teve como objetivo capacitar lideranças para negociar e articular soluções, mantendo um bom relacionamento mesmo diante de conflitos.

Além dos módulos, entre outubro e novembro, as mentorias follow-up reforçam o acompanhamento das lideranças e a aplicação prática dos aprendizados nos ambientes de trabalho.

Com o encerramento dos módulos em dezembro, o LíderES+ conclui mais um ciclo de formação, reafirmando o compromisso da Seplag com a valorização do servidor público e a transformação da gestão por meio da liderança e do conhecimento.

Fonte: Governo MT – MT

Seplag avança com novas etapas do programa LíderES+

PM prende adolescente faccionado por tráfico de

Seplag avança com novas etapas do programa LíderES+

SES destaca investimentos em audiência na Assembleia