• 18 de outubro de 2025
#Destaque

Bancos de Leite Humano de MT distribuem 1.587 litros para recém-nascidos prematuros em 2025

Foto:

O total de leite humano distribuído para recém-nascidos internados em Mato Grosso aumentou 16% de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A distribuição é realizada pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela pasta.

Segundo a SES, foram 1.587 litros distribuídos nos primeiros nove meses de 2025, contra 1.370 litros distribuídos no mesmo período do ano passado.

“Com isso, o Estado pôde atender 1.199 bebês prematuros de janeiro a setembro de 2025, o que representa um crescimento de 10%, na comparação com os 1.086 prematuros atendidos nos três primeiros trimestres de 2024”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

O número de pessoas doadoras aumentou 13%, de 1.649 para 1.856, na mesma comparação. Já o total de leite humano coletado de pessoas doadoras registrou alta de 25% nos três primeiros trimestres deste ano em relação ao mesmo período de 2024, passando de 2.294 litros para 2.876 litros.

A rede também realizou 5.977 análises microbiológicas, 7.968 hematócritas e 8.838 de acidez Dornic neste ano. Os exames são fundamentais para garantir a qualidade do leite doado.

Ainda foram realizados 779 atendimentos em grupo, 11.479 atendimentos individuais e 2.287 visitas domiciliares de janeiro a setembro. Os três serviços tiveram alta, respectivamente, de 33%, 13% e 8% na comparação com os três primeiros trimestres do ano passado.

O técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância de os profissionais da saúde e de toda a sociedade apoiarem as mulheres e as pessoas trans que amamentam para estimular a doação de leite humano e a prática do Método Canguru.

“Estamos nos aproximando do Novembro Roxo, o Mês da Prematuridade no Brasil. A doação de leite humano é muito importante para a recuperação da saúde de bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e só acontece quando a amamentação é bem-sucedida”, disse Carvalho.

Segundo o técnico, a orientação, por meio de uma escuta ativa e acolhedora, é essencial para o sucesso da amamentação, desde o pré-natal, oferecendo apoio prático logo na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, evitando a separação entre mãe e bebê.

“Após a alta, receber uma visita da equipe de Saúde da Família ainda na primeira semana é fundamental para fortalecer a confiança em poder amamentar”, concluiu.

Onde doar?

Em Mato Grosso, quatro unidades hospitalares possuem Bancos de Leite Humano (BLH) para atender à alimentação de bebês prematuros e oferecer leite materno pasteurizado: o Hospital Geral e o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá; a Santa Casa de Rondonópolis; e o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde.

Além destas, a Rede conta com duas unidades de coleta de leite humano, no Hospital Femina, em Cuiabá, e no Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra.

Para doar leite humano, basta entrar em contato com uma das seis unidades de coleta de leite humano ou ir diretamente ao local. A possível doadora deve estar amamentando o seu bebê, estar saudável e não usar nenhuma substância ou medicamento que interfira na amamentação.

Se atender a esses critérios, passar pela triagem clínica e tiver qualquer quantidade excedente de leite, está elegível para a doação.

Cuiabá

BLH Dr. José Faria Vinagre – Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá
Contato: (65) 3363-7035 – segunda a sábado

BLH Hospital Universitário Júlio Müller
Contato: (65) 3615-7203 – segunda a sexta

Posto de Coleta de Leite Humano Femina Hospital e Maternidade
Contato: (65) 2128-9183 – segunda a sábado

Rondonópolis

BLH Santa Casa Rondonópolis
Contato: (66) 3410-2785 – segunda a sexta

Tangará da Serra

Posto de Coleta de Leite Humano Hospital Santa Ângela
Contato: (65) 3311-1900 – segunda a sexta

Lucas do Rio Verde

BLH Hospital São Lucas
Contato: (65) 3548-4134 – todos os dias

Fonte: Governo MT – MT

Bancos de Leite Humano de MT distribuem 1.587 litros para recém-nascidos prematuros em 2025

Crédito rural emperrado obriga recorrer a consultorias

Bancos de Leite Humano de MT distribuem 1.587 litros para recém-nascidos prematuros em 2025

Vassoura-de-bruxa avança e ameaça a mandioca em