Proposta do Parlamento Mirim se torna lei e incentiva preservação do Rio Vermelho
Foto: Assessoria
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15), o vereador Ibrahim Zaher e a vereadora mirim Priscila Benítez concederam entrevista para falar sobre a Lei nº 14.421, de 18 de setembro de 2025, que institui a Semana Municipal de Conscientização da Limpeza do Rio Vermelho.
A iniciativa teve origem no Parlamento Mirim, por meio da proposta da vereadora mirim Priscila Benítez, e foi levada ao plenário pelo vereador Ibrahim Zaher, presidente da Escola do Legislativo, aprovada por unanimidade pelos vereadores e encaminhada para sanção do Executivo Municipal, tornando-se oficialmente uma lei de Rondonópolis.
“Nós temos sempre destacado que a intenção do Parlamento Mirim, quando nós reativamos a Câmara Mirim era justamente isso, trazer a participação dos nossos jovens dentro da política, mostrando que eles têm uma visão muito moderna da cidade e têm capacidade de fazer grandes discussões. E é isso que a gente sempre teve como objetivo, a inserção do jovem na política, eles entenderem o papel deles e incentivá-los para que participem mais,” explicou o vereador e presidente da Escola do Legislativo Ibrahim Zaher.
Conforme explicou Priscila, a Semana Municipal será realizada todos os anos, na terceira semana de setembro, em referência ao Dia Mundial da Limpeza. Durante esse período, as escolas municipais, estaduais e particulares serão convidadas a desenvolver atividades educativas, como palestras, oficinas, peças teatrais e ações de mobilização voltadas à preservação do Rio Vermelho.
“Pensei nesse projeto para conscientizar os jovens, que são o futuro do nosso país, sobre a importância de cuidar do Rio Vermelho. Ele é essencial para a cidade, para os animais e para as plantações. A semana vai ajudar as escolas a promover ações de preservação e respeito à natureza”, explicou Priscila.