A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10), a Operação Ophis, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e extorsão de comerciantes no município de Campinápolis (658 km de Cuiabá).
Coordenada pela Delegacia de Campinápolis, a ação cumpre 15 ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva contra lideranças da facção e 13 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara do Crime Organizado, em Cuiabá, e pela Vara Única de Campinápolis.
Mais de 50 policiais civis participam da operação, entre delegados, escrivães e investigadores das Delegacias de Campinápolis, Água Boa e Vila Rica.
Entre os principais alvos estão o chefe da facção na região e seu braço-direito, responsável por distribuir drogas, aplicar punições internas e executar desafetos da organização criminosa.
Atuação investigada
As investigações começaram há cerca de oito meses, após um homicídio ligado ao grupo. Durante as apurações, os policiais mapearam o funcionamento da rede criminosa e identificaram as lideranças responsáveis por coordenar o tráfico, monitorar o território, controlar os pontos de venda e intimidar comerciantes por meio de extorsões.
Com base nas provas reunidas, o delegado Adriano Cavalheri, responsável pela investigação, representou pelos mandados que resultaram na operação desta sexta. Segundo ele, a ação integra a política estadual de “Tolerância Zero ao crime organizado”, que busca enfraquecer as estruturas das facções em todo o estado.
“Nosso foco é desarticular a atuação criminosa na região, prendendo lideranças e apreendendo documentos, celulares e valores que auxiliem na individualização das condutas e responsabilização de cada integrante”, destacou Cavalheri.
O significado da operação
O nome “Ophis”, derivado do grego e que significa serpente, simboliza a natureza furtiva e letal das facções criminosas — que espalham o “veneno” do tráfico e da violência pela sociedade. A palavra também carrega um sentido positivo, relacionado à renovação e à força vital, representando o restabelecimento da segurança após a ofensiva policial.
A Operação Ophis faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, inserida no programa Tolerância Zero, implementado pelo Governo de Mato Grosso para intensificar o combate às facções em todo o estado.