Secretaria de Assistência Social de Primavera do Leste faz pit stop alusivo o Setembro Verde
A ação acontecerá a partir de 8 horas na Avenida Porto Alegre, na altura do Posto Barril, e os servidores da Pasta distribuirão materiais educativos e conversarão com as pessoas sobre os malefícios do capacitismo Foto: Divulgação
A secretária de Assistência Social Tânia Carlotto comentou sobre a importância de um novo olhar sobre a temática e explicou que o mês de setembro é dedicado à luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD). “É um período em que a sociedade é chamada a refletir sobre a importância da acessibilidade e da inclusão. A campanha Setembro Verde visa conscientizar a população sobre o capacitismo, que se manifesta na discriminação e na dificuldade de acesso enfrentadas por essas pessoas no dia a dia”, afirmou.
Durante todo o mês a SAS desenvolverá diversas ações para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de respeitar e valorizar as diferenças e uma das principais demandas é a mudança no entendimento sobre a terminologia que usamos. “Devemos substituir expressões que estigmatizam e reduzem a identidade das pessoas com deficiência. É fundamental usarmos o termo ‘Pessoa com Deficiência’, que enaltece a individualidade e o respeito”, destacou Tânia Carlotto.
Ela também enfatizou a necessidade de agir contra frases estereotipadas que perpetuam preconceitos, como “a desculpa do aleijado é a muleta” ou “apesar de deficiente, é inteligente”. “Essas colocações não só são inadequadas, mas também ferem a dignidade e os direitos das pessoas que lutam diariamente por um espaço na sociedade. Nós devemos, sim, promover um ambiente inclusivo onde cada um possa ser reconhecido por suas habilidades e contribuições”, afirmou.
“Faça você também a diferença nesta luta, vista-se de roupa verde e nos acompanhe no pit stop pelo fim do capacitismo”, conclama Tânia Carlotto, convidando a população para participarem da ação.