Presidente da Comissão de Educação, Thiago Silva destaca avanços na alfabetização em MT
Foto: Assessoria
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Thiago Silva (MDB), destacou os avanços na alfabetização em Mato Grosso, que está hoje entre as 9 melhores do país, neste quesito.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos de Mato Grosso caiu para 3,8% em 2024.
Segundo o IBGE, este é o menor percentual registrado desde 2016, ano em que Mato Grosso registrou 5,9% de analfabetismo entre pessoas com 15 a 59 anos. A pesquisa posiciona Mato Grosso abaixo da média nacional, de 5,3%, e como o 9º estado com a menor taxa de analfabetismo do país.
O deputado Thiago Silva ressaltou a transformação vivida pela educação no estado. “Temos trabalhando muito junto ao Governo e destinado recursos para melhorar a realidade da educação do Estado. Quando assumimos o mandato em 2019, encontrarmos escolas precárias, muitas delas improvisadas em estruturas de lata, o que dificultava o aprendizado. Hoje, estamos entre os 9 melhores estados do país quando o tema é alfabetização, e isso garante na prática um futuro mais digno à nossa gente”, disse o deputado.
A pesquisa também revela que, em relação a pessoas com 60 anos ou mais, também houve redução do analfabetismo para 15,7% em 2024. Em 2016, o percentual entre este público era de 24,6%.
A professora Rosiane Costa, que atua na rede pública estadual, reforçou a importância das mudanças. “O empenho do deputado Thiago Silva e da Comissão de Educação foi fundamental para essas conquistas. Sabemos que a educação é a base para um futuro melhor, e hoje nossos alunos têm acesso a condições dignas de estudo e mais oportunidades”, disse.
Thiago reforçou que Mato Grosso hoje está em oitavo lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e a meta é estar entre as 5 melhores do país até o final deste ano.