• 11 de setembro de 2025
#Destaque #Mato Grosso #Redes #Redes Sociais #Segurança Publica

SEGURANÇA

Mato Grosso firma acordo com Rondônia e Acre para reforçar combate ao narcotráfico

Parceria prevê uso de tecnologia, operações conjuntas e integração do programa Vigia Mais MT nas fronteiras
Foto: SESP MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) assinou, nesta quinta-feira (11), um termo de cooperação com Rondônia e Acre para ampliar a integração entre as forças policiais no enfrentamento à criminalidade e ao narcotráfico internacional. A medida integra o programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, criado pelo Governo de Mato Grosso.

O acordo estabelece a criação de um protocolo seguro para o compartilhamento de imagens de videomonitoramento, dados criminais e relatórios de inteligência. Também prevê o fortalecimento de operações conjuntas em áreas de fronteira, além de intercâmbio de conhecimento e capacitação de servidores.

Durante a solenidade, realizada na sede da Sesp em Cuiabá, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, destacou que a cooperação é estratégica para combater o tráfico de drogas e descapitalizar facções criminosas.

“Essa ação visa combater o narcotráfico internacional. Em Mato Grosso, fazemos a defesa do Estado e também do Brasil, porque o tráfico utiliza os três estados como passagem para entorpecentes que seguem para outros estados e até para países como Estados Unidos e Europa. Esse trabalho não é feito sozinho: contamos com o Gefron, equipes de inteligência e o Vigia Mais Mato Grosso, que tem auxiliado muito na região de fronteira”, afirmou Roveri.

O gestor também anunciou que o Vigia Mais MT será integrado às forças de Rondônia e Acre para leitura de placas e recuperação de veículos roubados. “Com a tecnologia e a inteligência policial, é possível mapear rotas e emitir alertas em tempo real, permitindo abordagens rápidas e seguras”, explicou.

O secretário de Segurança de Rondônia, coronel Felipe Vital, ressaltou que a parceria já vinha ocorrendo, mas agora ganha maior robustez.

“Rondônia, Acre e Mato Grosso se tornam modelo para outros estados. Essa cooperação garante resposta rápida e efetiva, otimizando o trabalho das forças policiais com inteligência, integração e tecnologia”, afirmou.

Já o secretário adjunto de Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, destacou que a região enfrenta problemas comuns, como o narcotráfico e o roubo de veículos. Segundo ele, a troca de experiências e a adoção do Vigia Mais MT vão ampliar a eficiência das forças de segurança.

“Estamos em um corredor estratégico que envolve Acre, Bolívia, Peru e Mato Grosso. O Vigia Mais é extremamente relevante e queremos levar essa experiência ao Acre. Nossa intenção é fortalecer a integração e a tecnologia para proteger melhor a população”, declarou.

O Acre também disponibilizou novos recursos tecnológicos dentro do acordo, entre eles dois VANTs (veículos aéreos não tripulados), capazes de realizar vigilância de fronteira por até 12 horas em uma faixa de 250 quilômetros.

Com a parceria, os três estados ampliam a cobertura contra crimes transnacionais, especialmente nas rotas usadas por facções criminosas na Amazônia Legal.

Mato Grosso firma acordo com Rondônia e Acre para reforçar combate ao narcotráfico

Empaer investirá R$ 2,5 milhões para colocar