Indea conta com novos drones para auxiliar ações de fiscalização e monitoramento
O investimento para a aquisição dos novos drones foi de R$ 68 mil, somando-se aos outros nove equipamentos já em operação nas unidades regionais. Foto: Reprodução
As atividades de fiscalização e monitoramento de defesa sanitária animal e vegetal desenvolvidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) ganharam reforço. Quatro novos drones foram adquiridos pela autarquia e passam nesta semana a auxiliar as ações de desenvolvidas pelos servidores dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Juara e Lucas do Rio Verde.
Desde 2021, quando os drones começaram a ser utilizados pelo Indea, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada no combate a irregularidades. Imagens aéreas captadas pelos equipamentos já possibilitaram a identificação de entradas clandestinas de gado oriundo da Bolívia sem procedência sanitária, descumprimento do vazio sanitário da soja e transporte irregular de agrotóxicos e sementes, entre outras infrações.
O investimento para a aquisição dos novos drones foi de R$ 68 mil, somando-se aos outros nove equipamentos já em operação nas unidades regionais.
“Esses drones proporcionam uma grande melhoria nas atividades, ampliam o nosso campo de visão, otimizam o trabalho e permitem acesso a áreas de difícil alcance sem a necessidade de deslocamento presencial”, destacou o coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos do Indea, Thiago Augusto Tunes.

Na área de defesa vegetal, os drones possibilitam o monitoramento aéreo de grandes propriedades de soja e algodão, auxiliando na fiscalização do vazio sanitário e no uso de agrotóxicos. Já na defesa animal, contribuem para vistorias em propriedades, quantificação de rebanhos, identificação de animais doentes e fiscalização de trânsito de animais.
A expectativa, de acordo com Thiago Tunes, é de que o uso dessa tecnologia seja ampliado para mais unidades do Indea, fazendo com que o raio de observância dos fiscais seja ainda maior e mais otimizada.