Em 35 dias Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em MT
Ação nacional mobilizou mais de mil policiais civis no estado e reforçou combate à violência contra a mulher durante o Agosto Lilás Foto: Polícia Judiciária Civil
A Polícia Civil de Mato Grosso divulgou, nesta quinta-feira (04), o balanço da Operação Shamar, realizada entre 1º de agosto e 4 de setembro em Cuiabá, região metropolitana e municípios do interior. A ação, voltada ao enfrentamento da violência doméstica, familiar e ao feminicídio, resultou na prisão de 484 homens e condução de outros 260 suspeitos às delegacias.
Ao longo dos 35 dias de operações, 1.081 policiais civis participaram de ações coordenadas que incluíram visitas domiciliares, checagem de denúncias, cumprimento de mandados judiciais, atendimento a vítimas, apreensão de armas e ações preventivas.
Entre os números registrados estão:
-
1,1 mil diligências policiais realizadas;
-
2 mil vítimas atendidas;
-
366 prisões em flagrante;
-
90 prisões preventivas;
-
23 prisões civis por pensão alimentícia;
-
5 prisões temporárias;
-
19 menores apreendidos;
-
60 armas de fogo e 295 munições retiradas de circulação.
As delegacias também registraram 1.695 boletins de ocorrência, instauraram 1,4 mil inquéritos e requisitaram 1.352 medidas protetivas.
Ações educativas
Além da repressão, a Polícia Civil promoveu atividades de prevenção, com 459 palestras para mais de 18 mil pessoas, 91 panfletagens que alcançaram 9,2 mil pessoas e a publicação de 82 materiais de mídia social, com alcance estimado em 51 mil cidadãos.
As palestras foram ministradas em escolas, comunidades rurais, empresas privadas e órgãos públicos, reforçando a conscientização sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e a importância da denúncia.
Segundo a delegada Mariell Antonini, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, o trabalho integrado foi decisivo:
“Essa atuação reafirma o compromisso da Polícia Civil mato-grossense com a proteção e prevenção dos direitos das mulheres a qualquer tipo de violência, seja direta ou camuflada, em suas vertentes física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”.
Abrangência nacional
A Operação Shamar é promovida anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e executada nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa ocorre durante o Agosto Lilás, campanha dedicada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.