Operação Cassandra cumpre mandado contra investigado por tráfico internacional de mulheres
Ação nacional mira grupo suspeito de explorar sexualmente vítimas na Europa desde 2017; cerca de 70 mulheres já foram identificadas Foto: PF
Agentes da Polícia Federal cumpriram nesta quarta-feira (03) um mandado de busca e apreensão em Cuiabá, no condomínio Belvedere 2, contra um alvo investigado na Operação Cassandra, deflagrada pela PF de Santa Catarina. O homem, que não teve a identidade revelada, é suspeito de emitir passagens aéreas para vítimas do tráfico humano enviadas à Europa, onde eram exploradas sexualmente.
Segundo as investigações, o grupo criminoso atua desde 2017 e é especializado no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, mantendo rígido controle sobre as vítimas. Até agora, foram identificadas cerca de 70 mulheres aliciadas e submetidas ao esquema.
Além do tráfico de pessoas, a quadrilha é acusada de praticar rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental e crimes contra o sistema financeiro e tributário. Para ocultar os lucros ilícitos, o grupo utilizava mecanismos de fraudes financeiras e documentais.
A operação foi realizada em cooperação com a Europol e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que deflagrou simultaneamente a Operation Rhyolite, voltada a investigar crimes do mesmo grupo no país europeu.
No Brasil, participaram 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em seis estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
A Justiça Federal também determinou 13 medidas restritivas de direitos aos investigados.
Cidades com mandados de prisão e busca no Brasil:
-
Santa Catarina: Florianópolis (7 MBA, 1 MPP), São José (7 MBA, 3 MPP), Camboriú (1 MBA, 1 MPP), Biguaçu (2 MBA, 1 MPP) e Palhoça (5 MBA).
-
São Paulo: São Paulo (1 MBA), Franca (1 MBA), Barueri (1 MBA).
-
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (2 MBA, 1 MPP).
-
Paraná: Curitiba (1 MBA).
-
Minas Gerais: Belo Horizonte (1 MBA).
-
Mato Grosso: Cuiabá (1 MBA).