• 7 de agosto de 2025
#Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais #Saúde

SAÚDE

Farmácia Municipal de Primavera do Leste oferece medicamentos essenciais e de alto custo gratuitamente

A iniciativa busca atender os pacientes que não têm condições financeiras de adquirir esses medicamentos, garantindo o acesso a tratamentos fundamentais
Foto: Divulgação

A Farmácia Municipal de Primavera do Leste tornou-se um importante suporte para a saúde da população local ao disponibilizar gratuitamente uma ampla variedade de medicamentos essenciais e de alto custo. A iniciativa busca atender os pacientes que não têm condições financeiras de adquirir esses medicamentos, garantindo o acesso a tratamentos fundamentais.

De acordo com Heloise Madeira, coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, a Farmácia Municipal baseia sua oferta em uma lista de medicamentos que seguem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename ) e, a partir dessa relação, é elaborada uma lista municipal, a Remune, que é atualizada a cada dois anos. “Essa lista contém todos os medicamentos disponíveis no município e os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas, são orientados a prescrever conforme essa relação”, destacou.

A Farmácia Municipal conta com uma unidade central, localizada no centro da cidade, e cinco unidades descentralizadas nos bairros Guterres, Poncho Verde, São José, Primavera 3 e a mais nova, a Farmácia do CAPS, permitindo dessa forma atender um maior número de pacientes próximo de suas residências.

Os usuários que necessitam de medicamentos podem retirar os medicamentos com suas receitas médicas com a primeira e a segunda via, além de apresentarem documentos de identificação, no caso de medicamentos controlados, e o cartão do SUS. A farmácia não apenas oferece medicações para tratamentos de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, mas também medicamentos para condições agudas, como febre e dor de garganta.

Imagem principal da Notícia

Além disso, a Farmácia Municipal é responsável pela distribuição de medicamentos de alto custo, obtidos através de protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são cruciais para o tratamento de doenças complexas, como lúpus, condições de saúde mental, e suporte a pacientes transplantados.

Para facilitar o acesso à informação, a farmácia publica a cada 15 dias no site da Prefeitura, mais especificamente na aba da Secretaria de Saúde, a lista de estoques disponíveis, permitindo que os profissionais de saúde possam consultar o que está à disposição para prescrição.

A importância deste serviço é atestada por usuários, como a professora da rede pública Rejane Ribeiro, de 42 anos. “Eu faço uso de medicações para a Doença de Crohn e venho aqui todo mês pegar minha medicação. Graças a Deus, sempre tem disponível e o atendimento é excelente. É fundamental ter acesso a esses medicamentos, pois se ficarmos sem, a doença tende a piorar. Com a medicação controlada, minha vida melhora muito, especialmente porque sou professora e dona de casa”, relatou.