Herbert Vianna presta contas e reforça articulação pelo transporte coletivo em Primavera do Leste
Vereador destacou na tribuna que projeto do “busão do povo” está em fase final e deve beneficiar também comunidades da zona rural e até Poxoréu Foto: Assessoria
Na sessão desta segunda-feira (04), o vereador Herbert Vianna (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara de Primavera do Leste para apresentar um balanço das ações realizadas nos primeiros sete meses de mandato e reforçou seu compromisso com uma das pautas mais aguardadas pela população: a implantação do transporte coletivo municipal, apelidado de “busão do povo”.
“Já estamos entrando no mês de agosto, então avançamos para a reta final de 2025. Nesses seis primeiros meses, apresentei três indicações importantes, que refletem pedidos diretos da população. E uma das maiores demandas é o transporte coletivo, uma promessa feita pelo prefeito Sérgio Machnic na campanha e que estamos trabalhando para concretizar”, afirmou o parlamentar.
Herbert revelou que o projeto está em fase de estruturação e deve ser encaminhado ao Legislativo ainda neste segundo semestre. Segundo ele, há articulações em curso para que o sistema atenda não apenas bairros da área urbana, mas também comunidades mais afastadas e até o município vizinho de Poxoréu.
“As pessoas têm me perguntado muito: ‘E aí, Herbert, o busão do povo vai sair ou não vai?’ Vai sair, está na reta final. E a nossa proposta vai além: queremos, futuramente, firmar uma parceria com Poxoréu para garantir transporte intermunicipal, com integração nas regiões do Vale Verde e Nova Poxoréu”, anunciou.
Durante a fala, o vereador citou o apoio direto do prefeito Sérgio Machnic (PL) e do vice-prefeito Luciano, além do chefe de gabinete Joelho, que também está engajado na proposta. “Só eu já conversei com o prefeito sobre isso recentemente. Ele me garantiu: ‘Herbert, quando estiver pronto, somos parceiros’. Isso mostra o comprometimento do Executivo com a pauta”, ressaltou.
O parlamentar destacou ainda que o projeto foi inspirado em modelo implementado com sucesso em cidades de Minas Gerais, e defendeu o uso de recursos próprios ou emendas parlamentares para viabilizar a implantação do sistema ainda este ano. Ele também alertou para a urgência da medida, diante da chegada de grandes empresas e indústrias ao município.
“Primavera está crescendo e, com isso, aumenta a necessidade de garantir mobilidade segura para os trabalhadores. Precisamos levar o cidadão ao trabalho e de volta para casa com dignidade. E o transporte coletivo é o caminho”, concluiu Herbert Vianna.
A proposta deve ser um dos principais temas de debate da Câmara nos próximos meses, e pode marcar um novo capítulo na infraestrutura urbana de Primavera do Leste.