• 31 de julho de 2025
#Geral #Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais

QUALIFICAÇÃO

Primavera do Leste recebe curso de qualificação para profissionais de aeroportos

O curso trata sobre segurança em aeroportos e aeródromos e a vinda dele foi viabilizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec)
Foto: Divulgação

Um grupo de profissionais que direta ou indiretamente trabalham com a aviação em Primavera do Leste estão recebendo qualificação por meio do curso Aviation Security (AVSEC), sigla em inglês que significa segurança na aviação. O curso trata sobre segurança em aeroportos e aeródromos e a vinda dele foi viabilizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente destaca que a cidade, pelo seu porte e tamanho da frota de aviões agrícolas, a tempos já carecia desse tipo de qualificação. “Logo que o prefeito Sérgio Machnic a gestão nós já conversamos para fazer o curso AVSEC para Primavera, que é um curso de segurança aeroportuária muito importante. Conseguimos envolver todos os hangares do aeroporto no curso de segurança aeroportuária, além dos funcionários do aeroporto e da Sedec e com isso estamos reforçando o nosso compromisso com a segurança”, afirmou.

De acordo com Franklin Thiago Rohr, responsável pelo Aeródromo da cidade, o curso é importante traz ensinamentos para todos que de alguma forma trabalham com a aviação em Primavera do Leste. “Todos os hangares lá do nosso aeroporto têm acesso à pista. Então, esse curso é voltado principalmente para a segurança incursão em pista. E ele é ainda mais importante quando entendemos que hoje nós temos a maior frota de aviões agrícolas do estado além de  um grande número de aviões executivo. Só no primeiro semestre, a gente teve mais de 4 mil operações entre pouso e decolagem. Nosso aeroporto é um aeroporto importante na região, então, essa preocupação com a segurança vem acima de tudo”, ressaltou.

O AVSEC é ministrado pelo instrutor em segurança da aviação civil Carlos Humberto da Silva, profissional homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) conta que o curso capacita os participantes a atuarem na segurança da aviação civil em todo o país. “Essa pessoa pode trabalhar para o operador de aeródromo, fazendo por exemplo, controle de acesso à área do aeroporto, inspeção de veículo, expressão de passageiros, funcionários, tripulante, inspeção de bagagem, de carga. Esse profissional pode atuar em vários setores do aeroporto, como terminal de cargas recetor, de hangares, sala de embarque, desembarque. E pode trabalhar também para a companhia aérea, fazem proteção de aeronave, proteção da bagagem. Então, é um curso que capacita as pessoas a trabalharem na segurança da aviação civil”, explicou.

Ele completa explicando que o curso é composto de 32 horas de aulas teóricas e uma prova final gerada pela própria ANAC, e ao final os aprovados receberão um certificado também emitido pela Agência que cuida da questão da aviação civil no país. “Quem faz esse curso além de estar certificado como profissional, ele sai com uma visão muito grande da importância da segurança da aviação civil para evitar um sequestro, um apoderamento de uma aeronave, uma invasão da pista. De tudo que pode acabar gerando um ataque, um ato ilícito na aviação civil”, completou.

Um dos participantes do curso é o empresário Cristiano Rambo, que possui um hangar no Aeródromo Municipal e opera com mais de 20 aeronaves no local e reforça a importância do aprendizado no curso. “Apesar do nosso aeroporto ser pequeno e de poucas proporções, são informações muito relevantes para a questão de segurança. A gente opera bastante aeronaves aqui e não só o nosso hangar, mas todos os hangares mandaram um representante aqui também e é muito interessante que todos tenham esse conhecimento do que a ANAC nos mostra em termos de segurança”, declarou.

O curso AVSEC segue até a próxima sexta-feira (1) e também participam do mesmo representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil.