Polícia Militar desmantela 4º garimpo ilegal em 8 dias, apreende espingarda e inutiliza equipamentos
No local, foram encontradas quatro moto bombas, que foram inutilizadas Foto: Polícia Militar
Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) fecharam um garimpo ilegal localizado na zona rural de Nova Guarita (a 676 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (28). A ação contou com apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e integra a Operação Tolerância Zero, coordenada em várias regiões de Mato Grosso.
Durante a incursão, os agentes identificaram atividade de extração mineral sem autorização em uma propriedade rural do município. No local foram encontradas quatro motobombas, equipamentos de dragagem e uma espingarda calibre 36 com cartucho intacto, localizada em um barraco improvisado na vegetação. Por não ser possível remover os equipamentos, as motobombas foram inutilizadas. A arma e a munição foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Peixoto de Azevedo.
Não houve prisões e nenhum suspeito foi localizado até o momento.
Quarto garimpo fechado em uma semana
Com a ação em Nova Guarita, chega a quatro o número de garimpos clandestinos desarticulados em apenas oito dias. Os casos anteriores ocorreram em Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte, todos com apreensões de maquinário e combustível utilizados na atividade ilegal. Em todos os casos, os materiais foram destruídos no local por inviabilidade de transporte.
Denúncias
A Polícia Militar reforça que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelos números 190 ou 0800 065 3939.