Prefeito Cláudio Ferreira lança aplicativo “Rondonópolis na Palma da Mão”
Foto: Vandi
Como parte das ações estratégicas previstas no seu plano de governo, o prefeito Cláudio Ferreira lançou o aplicativo “Rondonópolis na Palma da Mão”, uma ferramenta digital que simboliza, segundo ele, o compromisso da gestão com a modernização da administração pública, a transparência e a aproximação com o cidadão.
Conforme Cláudio Ferreira, a proposta do novo aplicativo é simples e eficaz: reunir, em um único ambiente digital, serviços públicos, notícias oficiais, informações institucionais e canais diretos de atendimento, facilitando a vida da população e promovendo maior eficiência na prestação dos serviços.
Sem burocracia, necessidade de fila ou de deslocamento, o gestor atesta que agora é possível resolver tudo pelo aplicativo, com autonomia e agilidade. “A gente busca a eficiência dos serviços públicos. Por isso, temos que usar a tecnologia como motor dessa eficiência. Ademais, o governo digital faz parte da adoção de boas práticas administrativas, evita os desvios de condutas, traz muitos ganhos”, avaliou.
O lançamento desse aplicativo, conforme o prefeito, é uma mostra de que seu governo está modernizando a gestão, facilitando a vida da população, evitando problemas de mobilidade urbana, já que evita deslocamentos, e diminuindo custos com criação de estruturas físicas. Ele diz que a meta é até o final de 2026 ter transformado todos os setores da administração municipal.
Rafael Michiles, superintendente de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão e Inovação, explica que, tendo sido desenvolvido com uma interface moderna, leve e de fácil navegação, o app está estruturado em quatro eixos principais: Notícias, Home, Serviços e Setores Municipais.
Entre as funcionalidades disponíveis no aplicativo estão a emissão e consulta de IPTU, alvarás, certidões e processos administrativos; consulta ao estoque de medicamentos e resultados de exames laboratoriais; acesso ao Balcão de Empregos, Diário Oficial e sistema REFIS; integração com concessionárias (Energisa e Sanear); links para redes sociais oficiais, acesso ao serviço de transporte urbano (Cadê o Busão?) e muito mais.
“A iniciativa é um marco da gestão do prefeito Cláudio Ferreira, que tem priorizado a inovação tecnológica como ferramenta de gestão pública e inclusão social. Assim, o município dá mais um passo rumo a uma cidade mais inteligente, participativa e transparente, com os serviços públicos literalmente ao alcance de todos”, analisou Rafael.
O cidadão já pode baixar o aplicativo, lembrando que está disponível nas plataformas Android e iOS.