• 26 de julho de 2025
#Destaque #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

TEMPO SECO

Final de julho com calor intenso e clima seco em Rondonópolis

Sem previsão de chuva, cidade registra máximas acima de 35 °C e enfrenta alerta do INMET para baixa umidade do ar
Foto: Reprodução

Rondonópolis enfrenta uma sequência de dias com sol forte, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em níveis críticos neste fim de julho. A previsão meteorológica indica máximas de até 37 °C e mínimas que podem chegar a 13 °C nas madrugadas, cenário típico do inverno mato-grossense.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município está sob alerta amarelo de baixa umidade até o próximo domingo (27), com os índices variando entre 20% e 30%, abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. A condição exige cuidados com a saúde, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

A estiagem já era esperada para o período, que costuma ser o mais seco do ano em Mato Grosso. Segundo dados do portal ClimaTempo, não há previsão de chuva até o fim do mês, e a tendência é de manutenção do tempo seco e firme. As tardes têm registrado temperaturas médias acima de 34 °C, enquanto as manhãs e noites seguem mais amenas.

Este sábado (26) foi o dia mais quente da semana, com termômetros marcando 37 °C. Na terça-feira (29), uma leve queda nas máximas deve trazer alívio temporário, com previsão de 29 °C e mínima de 13 °C, mas o calor retorna logo em seguida.

A Defesa Civil recomenda que a população beba bastante água, evite atividades físicas em horários de sol forte e mantenha os ambientes umidificados. Também é importante evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e redobrar os cuidados com a hidratação de crianças e idosos.

Mesmo sem previsão de chuvas, os riscos de incêndios florestais e queimadas urbanas aumentam significativamente com o tempo seco. Por isso, o Corpo de Bombeiros orienta que a população evite qualquer tipo de fogo a céu aberto e denuncie situações suspeitas pelo telefone 193.

Com a continuidade do tempo seco, a expectativa é que o clima só comece a mudar no final de agosto ou início de setembro, quando começa a transição para o período das chuvas em Mato Grosso.

Final de julho com calor intenso e clima seco em Rondonópolis

Homem é preso por porte ilegal de

Final de julho com calor intenso e clima seco em Rondonópolis

Final de julho com calor intenso e