A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu processo seletivo para contratação temporária de militares da reserva — remunerada ou não — para atuar em escolas cívico-militares da Rede Estadual. No polo regional de Primavera do Leste, a oportunidade está concentrada na Escola Estadual Cívico-Militar Alda Gawlinski Scopel.
Ao todo, o edital emergencial oferece 25 vagas em seis municípios dos polos de Sinop e Primavera do Leste. No caso específico de Primavera, as inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente por formulário eletrônico disponibilizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE). Não serão aceitas inscrições presenciais, via e-mail, correio ou fora do prazo estipulado.
Entre os cargos disponíveis, estão:
-
Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar Nível 01 e Nível 02, que exigem Ensino Superior completo e oferecem salário de R$ 8.934,44 para 40 horas semanais;
-
Inspetor Cívico-Militar – Nível Suporte e Apoio, que exige Ensino Médio completo e remuneração de R$ 3.944,05, também para jornada de 40 horas semanais.
O processo é exclusivo para oficiais e praças, homens ou mulheres, das Forças Armadas ou das corporações militares estaduais (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), desde que estejam na reserva.
A iniciativa faz parte da expansão do modelo cívico-militar em Mato Grosso, que hoje abrange 101 escolas, beneficiando mais de 80 mil estudantes. A proposta é reforçar a disciplina, a permanência escolar e a segurança nas unidades, com atuação complementar dos militares na área de gestão e civismo — sem interferência no conteúdo pedagógico, que segue a base curricular estadual.
Mais detalhes sobre os critérios de participação, funções e documentação exigida podem ser conferidos no Edital Emergencial Cívico-Militar nº 189/2025, já disponível para consulta pública.