• 25 de julho de 2025
#Destaque #Economia #Mato Grosso #Redes #Redes Sociais

ECONOMIA EXTERIOR

Mato Grosso é o 2º estado menos afetado por tarifa dos EUA, mesmo sendo 4º maior exportador do país

Com foco na China, estado vendeu para 147 países e manteve estabilidade apesar de sobretaxa americana
Foto: Divulgação

Apesar de ser o quarto maior exportador do Brasil, Mato Grosso foi o segundo estado menos impactado pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços revelam que, em 2024, apenas 1,5% das exportações mato-grossenses tiveram como destino os EUA — percentual inferior ao de todos os estados, exceto Roraima (0,3%).

O baixo impacto é reflexo da estratégia de diversificação comercial adotada pelo Governo do Estado, que tem ampliado parcerias com mercados alternativos e reforçado sua presença no continente asiático. A China, principal compradora dos produtos mato-grossenses, respondeu por 45,9% das exportações no primeiro semestre de 2025.

“Mato Grosso é um exemplo para o mundo. Esses dados refletem a solidez da nossa estratégia comercial. O produtor mato-grossense sempre encontra um caminho, mesmo em momentos de crise”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Entre janeiro e junho deste ano, o estado exportou US$ 14,69 bilhões em produtos para 147 países. Além da China, os principais destinos foram Turquia (5,10%), Espanha (4,20%), Vietnã (3,72%) e Tailândia (3,66%). Os Estados Unidos ficaram apenas na 15ª colocação.

Produtos em destaque

A soja continua sendo o carro-chefe das exportações de Mato Grosso, representando 57,56% do total. Em seguida vêm o algodão (11,5%), tortas e resíduos da extração do óleo de soja (9,61%), carne bovina congelada (8,69%) e milho (3,48%).

A pauta exportadora tem se diversificado com produtos de alta demanda no mercado asiático, como pulses e DDG (grãos secos de destilaria), subproduto do etanol de milho, utilizado na alimentação animal.

Outro destaque é o gergelim, grão do qual Mato Grosso é responsável por 70% da produção nacional. A China, maior importadora mundial do produto, tem se firmado como parceira estratégica também nesse segmento, diante da crescente demanda por fibras e óleos vegetais.

A expectativa do governo estadual é ampliar ainda mais os mercados, fortalecendo a economia com base na qualidade da produção e na abertura de novos canais internacionais.

Mato Grosso é o 2º estado menos afetado por tarifa dos EUA, mesmo sendo 4º maior exportador do país

Com 20 mil câmeras, programa Vigia Mais

Mato Grosso é o 2º estado menos afetado por tarifa dos EUA, mesmo sendo 4º maior exportador do país

Operação Integrada da PJC e SEMA apreende