• 25 de julho de 2025
#Infraestrutura #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

PROGRAMA CIDADE VERDE

Prefeitura de Rondonópolis anuncia início da limpeza de “bolsões de lixo” espalhados pela cidade

Foto: Assessoria

Tornar Rondonópolis mais limpa e com qualidade de vida para os mais de 260 mil moradores. Com esse objetivo, o prefeito Cláudio Ferreira liderou, no início da manhã desta quinta-feira (24), mais uma ação do programa Cidade Verde, que prevê a limpeza de mais de 40 bolsões de lixo em diversos pontos da cidade que foram  mapeados.

O pontapé desta ação de limpeza aconteceu nas proximidades do Ecoponto da Vila Paulista, que se transformou num verdadeiro lixão a céu aberto. Estão envolvidos na ação de limpeza a Coder, Sanear e a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semaap).

“Estamos iniciando hoje aqui (Vila Paulista) uma grande ação de limpeza dos mais de 40 bolsões de lixo que estão espalhados pela cidade e foram esquecidos nos últimos anos, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população”, atestou o prefeito.

Ele convocou os mais de 260 mil moradores de Rondonópolis para que sejam “agentes de limpeza, de desenvolvimento e progresso. Este é o número que nós precisamos para deixar a nossa cidade limpa e com mais qualidade de vida, uma vez que o lixo descartado de forma irregular representa risco para saúde pública, pois servem de criadouro do mosquito da dengue e proliferação de outras doenças”.

O prefeito chamou atenção ainda para o fato de que muitas pessoas na cidade podem ter morrido em decorrência do descarte irregular de lixo. “Isto pode ter contribuído para a morte de pessoas inocentes, Pois, este lixo descartado irregularmente pela cidade acumula água e propícia a reprodução de mosquitos. A gente sabe o que acontece depois”, refletiu o prefeito. “É com a união de todos que vamos garantir uma verdadeira mudança nesta situação que temos aqui hoje”.

Para realização desta ação conjunta da gestão municipal estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões. Além de mão de obra, estão sendo utilizados maquinários da Coder, Sanear e da Semmaap. Entre os principais objetos descartados irregularmente que estão sendo recolhidos estão pneus velhos, móveis, eletroeletrônicos, resto de materiais de construção, entulhos e até lixo doméstico.

“Tudo aqui deveria ser descartado de forma ambientalmente correta, que é no Aterro Sanitário”, observou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, acrescentando que a fiscalização da pasta continuará para coibir o descarte irregular de lixo e entulho, que é um crime ambiental. “Vamos continuar atuando e a multas são pesadas. Necessitamos preservar o nosso meio ambiente”, ressaltou.

O presidente do Sanear, Victor Vitorino enalteceu a ação liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira para limpar os bolsões de lixo e entulho que estão espalhados pela cidade. “Parabéns ao prefeito por liderar esta grande ação. Todos nós sabemos da preocupação dele em manter a nossa cidade limpa”, reiterou ele, fazendo, em seguida, um apelo à população. “Os ecopontos da cidade estão funcionando todos os dias, inclusive aos domingos. Agora, não tem mais desculpa de descartar o lixo incorretamente”.

O presidente da Coder, Laerte Costa, disse que a empresa é parceira desta grande ação para deixar Rondonópolis mais limpa e com melhor qualidade de vida. “Nós seremos cooperadores desse trabalho maravilhoso que inicia agora para deixar a nossa cidade limpa e verde constantemente”, reforçou.

Prefeitura de Rondonópolis anuncia início da limpeza de “bolsões de lixo” espalhados pela cidade

Prefeitura de Primavera do Leste decreta luto