• 22 de julho de 2025
#Cultura #Destaque #Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais

GRAVADO EM MATO GROSSO

Produção mato-grossense transforma peça premiada em longa-metragem

Gravado em Poxoréu, Ensaio sobre a Verdade reúne talentos locais e nacionais em um drama psicológico com raízes no teatro de Primavera do Leste.
Foto: Assessoria

A produtora Faces Filmes, sediada em Primavera do Leste -MT, está realizando um sonho coletivo antigo: transformar em cinema o que nasceu nos palcos. Com uma equipe formada majoritariamente por artistas da cidade e região, a produtora grava seu primeiro longa-metragem, Ensaio sobre a Verdade, nas locações entre Poxoréu e Primavera do Leste. O filme é uma adaptação do texto teatral que leva o mesmo nome, vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia (2018), e marca um novo momento na trajetória do grupo que há mais de duas décadas movimenta a cena cultural do interior mato-grossense.

A direção é assinada por Wanderson Lana, fundador do grupo Teatro Faces, a adaptação para o cinema traz um elenco que mescla talentos locais e nacionais, incluindo nomes como Virginia Cavendish, Luciano Bortoluzzi, Enivaldo Kanazokemae e o artista primaverense Dionathan Pessoni, que protagoniza o longa e também integrou a montagem teatral original da obra.

“Sonhei em fazer um filme aos 13 anos. Hoje, aos 39, realizo esse sonho cercado de pessoas que cresceram comigo na arte, que se profissionalizaram, estudaram e hoje estão aqui, juntos, fazendo cinema no interior de Mato Grosso”, afirma emocionado Wanderson Lana.

 O FILME

Ensaio Sobre a Verdade é um drama psicológico intenso, que acompanha a relação entre Zé Basílio e Inácio, pai e filho isolados em uma casa de fazenda, em uma região de garimpo. Lá fora, bois mortos que não fecham os olhos. Lá dentro, memórias distorcidas, silêncios ensurdecedores e palavras que viram armas. O filme mergulha em uma disputa de narrativas, onde o que é real se dissolve entre culpa, poder e traumas não ditos.

Para Dionathan Pessoni, viver o protagonista é mais que um papel: “É a concretização de um sonho coletivo. Se esse filme tivesse acontecido antes, talvez não tivesse essa força, essa maturidade. Agora é o momento certo”.

A produção reúne uma equipe técnica diversa, formada por profissionais de Mato Grosso e de outros estados, reafirmando o compromisso da Faces com uma arte colaborativa, autoral e enraizada no território.

A Faces Filmes é fruto do trabalho contínuo dos grupos Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos, ligados ao Ponto Faces de Cultura e à ACEET (Associação de Cultura, Esporte, Educação e Tecnologia). Com o novo projeto, o coletivo dá um passo ousado em direção ao audiovisual, unindo o repertório teatral à linguagem cinematográfica. A produção também conta com a apoio da Angorá Filmes e Seriguela Filmes, além do apoio da Film Commission – Rio dos Bororos.

Rafaela Salomão, 1˚ assistente de Direção e produtora executiva, que também faz parte da trajetória do grupo, destaca: “Acompanhei cada fase. Desde os filmes trash que fazíamos com câmera emprestada. A gente sonhava grande, mesmo quando tudo dizia que não era possível viver de arte no interior”.

Toda essa estrutura torna Primavera do Leste um dos polos mais vibrantes da cultura no estado, com impacto direto na economia criativa, no turismo e na formação de artistas.

“Mesmo sendo do interior, nunca deixamos de sonhar grande. Sempre acreditamos que era possível viver de arte. Hoje, ver esse filme acontecer é a prova viva disso”, resume.

Ensaio sobre a Verdade, é viabilizado com recursos do Edital Cinemotion, da SECEL-MT, através da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal. A realização é da Faces Filmes, com apoio da Angorá Filmes e Seriguela Filmes.

“Não sabemos exatamente quando as coisas vão acontecer. Mas sou muito feliz que esteja acontecendo agora, com essa equipe tão competente e, em sua maioria, da cidade que me deu tantas oportunidades”, finaliza Wanderson Lana.

DA CENA TEATRAL PARA A TELONA

A Faces Filmes é um desdobramento do Grupo Teatro Faces, fundado em 2005. Desde então, o coletivo se tornou referência em formação, produção e difusão cultural em Mato Grosso. Com dezenas de espetáculos premiados e uma linguagem artística marcada por temáticas profundas — como a morte, a memória e a identidade —, o grupo construiu uma sólida estrutura cultural em Primavera do Leste.

Primavera do Leste, que já se destaca na produção de curtas, documentários e séries, reforça com esse projeto sua posição como polo emergente no audiovisual mato-grossense. A movimentação envolve cultura, economia criativa e o fortalecimento de uma rede local de artistas, técnicos e produtores.

Com estreia prevista para 2026, o longa promete ser um marco para o cinema feito longe dos grandes centros e uma prova de que sonhos nutridos com persistência e afeto podem, sim, virar realidade.

Produção mato-grossense transforma peça premiada em longa-metragem

Estudantes da rede estadual retomam aulas em