Primavera do Leste conquista prêmio nacional na rede de Saúde Pública Odontológica e se torna referência em atendimentos à população
O prêmio leva em conta uma série de indicadores e é fruto de um trabalho de excelência feito ao longo dos anos pelos profissionais Foto: Divulgação
A Rede de Saúde Pública Odontológica municipal de Primavera do Leste comemorou neste mês de julho, a primeira colocação no prêmio “Brasil Sorridente”, recebendo como prêmio uma cadeira odontológica. O prêmio tem a finalidade de estimular melhores práticas de saúde bucal e garantir o acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa. E em Odontologia o município, através equipes do CEO e outras 17 da Saúde Básica tem literalmente “feito o dever de casa”, como destaca a secretária de Saúde, Laura Leandra.
“Recentemente estivemos no Conselho Regional de Odontologia em Cuiabá, quando foi entregue oficialmente a premiação, fruto da avaliação de vários indicadores e nosso município ganhou em primeiro lugar, o que demonstra que temos uma equipe comprometida, o que nos deixa muito felizes. E a cadeira, foi uma forma que o Conselho encontrou, para agradecer ao empenho de todos”, avalia.
Laura destaca ainda o comprometimento da administração atual, do prefeito Sérgio Machnic em investir ainda mais, tanto na qualificação dos profissionais quanto na aquisição de equipamentos que contribuam para ampliar e garantir um atendimento ainda melhor a todos. Com a priorização e maiores investimentos, consequentemente haverá maior acesso em saúde bucal e ganham todos: a população com atendimento de qualidade e a Odontologia, por meio da valorização profissional.
E o sentimento é de gratidão aos envolvidos, segundo Cibeli Nascimento Rodrigues, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são realizados os atendimentos da odontologia especializada (Atenção Básica faz a parte clínica geral), especialidades de endodontia e prótese em pacientes com necessidades especiais, além de periodontia e cirurgia bucomaxilofacial.
“O prêmio Brasil Sorridente é concedido em parceria entre o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional, sendo que, avaliados os indicadores relativos ao ano passado, conquistamos a primeira posição no estado e primeira colocação nacional na categoria entre 50 mil e 100 mil habitantes. E como premiação o município recebeu uma cadeira odontológica, instalada no início do mês, no CEO”, explica.
A coordenadora ressalta ainda que este é o resultado de ações feitas ao longo de muito tempo, a muitas mãos e segundo afirma “é um trabalho que começou há mais de dez anos, sendo que em 2015 ficamos em primeiro no regional e quinto no nacional, em 2018 e 2019 ficamos em segundo no estado e agora, primeiro regional e primeiro nacional, o que nos possibilitou ser agraciados com a primeira colocação”, finaliza (durante a pandemia não houve edições do prêmio).
A presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Vânia Dantas afirma que “o prêmio é muito importante e nos resta parabenizar a equipe da gestão e as equipes que atendem a população. Este capital humano serve de modelo para o Brasil, com atendimento de excelência à comunidade e isso fortalece a Odontologia local”, afirma.