• 18 de julho de 2025
#Polícia #Redes #Redes Sociais

SEGURANÇA PÚBLICA

Roubo de veículos cai 87% em Mato Grosso na última década

Programa Tolerância Zero é apontado como fator central na repressão às facções criminosas e na redução dos crimes patrimoniais
Foto: SESP MT

Mato Grosso registrou uma queda expressiva de 87% nos casos de roubo de veículos entre os primeiros seis meses de 2015 e o mesmo período de 2025. O dado, divulgado nesta quinta-feira (17), faz parte do balanço do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Segundo o Observatório de Segurança Pública (OBS), o número de veículos roubados caiu de 1.948 para 246 no comparativo entre os dois períodos. Já os furtos de veículos também apresentaram recuo considerável: de 1.817 registros no primeiro semestre de 2015 para 863 no mesmo intervalo de 2025 — uma queda de 53%.

Os dados confirmam uma tendência de redução contínua. Na comparação entre o primeiro semestre de 2019 e o de 2025, o índice de furto caiu ainda mais: 77%. Foram 1.074 ocorrências registradas em 2019, contra 246 este ano.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, a queda nos indicadores demonstra o êxito da política de enfrentamento às facções. “Nossos valorosos policiais, civis e militares, estão nas ruas empenhados nesse combate. Desde 2019, o governador Mauro Mendes tem feito grandes investimentos em todas as áreas da Segurança Pública, e os índices criminais vêm caindo ano após ano”, afirmou.

Roveri destacou que o programa Tolerância Zero, lançado em 25 de novembro de 2024, tem ampliado a capacidade de resposta do Estado, tanto na repressão a crimes quanto na proteção da população. A iniciativa intensificou as ações ostensivas, reforçou a segurança nos presídios e criou canais diretos de denúncia.

“Além do enfrentamento direto, a Tolerância Zero criou o Disque Extorsão, por meio do número 181, que garante sigilo e facilita a denúncia de crimes ligados às facções”, explicou o secretário.

Entre as medidas estruturantes do programa, também está o desmembramento dos sistemas Prisional e Socioeducativo da Sesp, que passaram a compor a nova Secretaria de Justiça (Sejus), fortalecendo a atuação integrada no sistema de segurança estadual.

Com os novos números, o governo reforça seu discurso de que Mato Grosso está mais seguro. A expectativa agora é manter os investimentos e intensificar o trabalho de inteligência para consolidar a queda dos índices criminais nos próximos anos.

Roubo de veículos cai 87% em Mato Grosso na última década

Polícia Civil apreende quase uma tonelada de