• 3 de setembro de 2025
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ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA

Governo do Estado lança duplicação da BR-163 entre Várzea Grande e Jangada; Nininho destaca investimentos de R$ 431 milhões

Nininho diz que trecho de 56,2 quilômetros marca nova etapa das obras na BR-163 e reforça logística; duplicação entre Jangada e Rosário Oeste está em licitação
Foto: Assessoria

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) participou, nesta sexta-feira (18), do ato de assinatura pelo governador Mauro Mendes, pelo vice-governador Otaviano Pivetta e pela Nova Rota Oeste da ordem de serviço para a duplicação da BR-163, no trecho de 56,2 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada. O investimento previsto é de R$ 431,3 milhões. A obra será executada pela concessionária Nova Rota do Oeste, controlada pelo Governo de Mato Grosso desde maio de 2023.

Com essa etapa, o governo estadual totaliza mais de R$ 2,3 bilhões investidos na duplicação da rodovia federal. As intervenções fazem parte de um esforço para melhorar a infraestrutura logística do Estado e reduzir acidentes graves na principal rota de escoamento da produção mato-grossense. “Hoje Mato Grosso dá mais um passo firme para transformar a sua infraestrutura. A duplicação da BR-163 até Jangada é, agora, uma realidade”, salienta Nininho.

 

RESULTADOS

Desde o início da gestão estadual sobre a concessão, já foram entregues 100 quilômetros duplicados, entre os municípios de Diamantino e Nova Mutum e de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde. Outros 130 quilômetros devem ser concluídos até o final deste ano, somando 230 quilômetros em dois anos.

Segundo dados da Nova Rota do Oeste, houve uma redução de 82% no número de mortes no trecho entre Diamantino e Nova Mutum após a duplicação. Para Nininho, o impacto vai além da mobilidade. “Estamos falando de salvar vidas. Isso é o que justifica cada centavo investido nessa rodovia”, assegura.

A nova etapa entre Várzea Grande e Jangada integra um pacote maior que inclui ainda a duplicação do trecho de 50 quilômetros entre Jangada e Rosário Oeste, cuja licitação já está em andamento. A expectativa do governo estadual é que, até o fim do ano, todos os trechos estejam com obras iniciadas.

“Esse é mais um compromisso assumido e encaminhado pelo Estado. A duplicação não vai parar em Jangada, ela seguirá até Rosário Oeste, ampliando os benefícios para quem trafega pela região e fortalecer a economia dos municípios das regiões Norte, Noroeste e Médio Norte de Mato Grosso”, comenta Nininho.

 

SEGURANÇA E INTERNET

Além da duplicação, foi autorizada a construção de uma área de escape na Serra de São Vicente, com investimento de R$ 17,8 milhões. A medida visa aumentar a segurança em um dos pontos mais críticos da BR-163.

Outro avanço anunciado foi a implantação de internet 4G nos 850,9 quilômetros da rodovia sob concessão. “A conectividade também traz mais segurança e agilidade para quem depende da rodovia”, declara Nininho. São ações integradas que mostram uma gestão comprometida com resultado”, acrescenta o deputado.

 

ENTREGAS ACELERADAS

O deputado destacou o papel do Governo de Mato Grosso em assumir a responsabilidade pela concessão da BR-163. Segundo ele, a iniciativa estadual permitiu destravar investimentos e acelerar entregas. “Estamos superando metas e encurtando prazos. Esse é o modelo de gestão que apoio e que gera benefícios reais para a população”, afirma.

Nininho acompanhou o ato ao lado do vereador Anderson Bananeiro, de Rondonópolis, e reforçou seu compromisso com a fiscalização e apoio às ações de infraestrutura. “Essa é a marca de um trabalho sério. Com foco. Com entrega. Mato Grosso avança, e quem ganha é a população”, avalia.

 

PANORAMA DA OBRA

Desde 2023, foram contratadas duplicações em diversos trechos da BR-163, além da Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá. Somados, todos os contratos representam cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. A BR-163 é a principal via de ligação entre o Sul do Estado e a região Norte, passando pelos principais polos de produção agrícola de Mato Grosso.

Conforme Nininho, o plano de duplicação, segundo o Governo do Estado, deverá ser finalizado em até quatro anos. O contrato original previa oito anos para a conclusão. Com as novas ordens de serviço, o cronograma foi antecipado.

A duplicação da BR-163 é considerada estratégica para o escoamento de grãos e para o transporte de cargas industriais. “Ao ampliar a capacidade da rodovia, o governo busca não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade da produção estadual”, pontua o deputado Nininho.

 

Redação: Sérgio Ober

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