Equipe da Assistência Social faz ação no comércio noturno de Primavera do Leste contra trabalho infantil
O foco foi garantir que crianças e adolescentes não sejam explorados em atividades laborais, visto que há denúncias que afirmam que há crianças a partir de 9 anos vendendo doces e outros produtos Foto: Divulgação
A equipe de abordagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste realizou uma ação especial na noite desta quinta-feira (17) com o objetivo de orientar os comerciantes locais sobre a importância da proteção contra o trabalho infantil. O foco foi garantir que crianças e adolescentes não sejam explorados em atividades laborais, visto que há denúncias que afirmam que há crianças a partir de 9 anos vendendo doces e outros produtos nos comércios locais principalmente após ás 20 horas.
A equipe de abordagem cotidianamente vai às ruas e visita feiras, comércios, eventos ou outros espaços onde possam existir crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil tanto no período diurno e noturno, com o objetivo de identificar, conversar, acolher e orientar tanto as crianças/adolescentes quanto as famílias.
A abordagem social faz parte de um rol de ações que os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria de Saúde, Ministério Público e Conselho Tutelar.
“É fundamental que todos estejam cientes de que o trabalho infantil é proibido por lei, representando uma violação dos direitos das crianças e proteger é um dever de todos nós”, afirmou Natieli Machado, uma das coordenadoras da SAS.
Interessados em obter mais informações sobre as ações ou até mesmo fazer alguma denúncia podem entrar em em contato com a equipe de abordagem social no telefone (66) 98138-0046.