• 18 de julho de 2025
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DIPLOMACIA ECONÔMICA

Documentário chinês destaca protagonismo de Mato Grosso na relação Brasil-China

Produção exibida na CCTV durante o BRICS deu visibilidade internacional às exportações e ao potencial estratégico do Estado
Foto: SECOM-MT

Mato Grosso conquistou uma visibilidade inédita no mercado asiático por meio do documentário Bond With China, produzido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com a emissora estatal chinesa CCTV — principal veículo de notícias da China e do governo do país. A produção foi exibida durante a reunião do BRICS, realizada de 3 a 7 de julho no Rio de Janeiro, e alcançou centenas de milhões de telespectadores chineses.

A obra integra uma série especial da CCTV sobre os países-membros do bloco e teve como foco a cooperação sino-brasileira, que completou 51 anos de relações diplomáticas. Entre todos os estados brasileiros, nenhum teve tanto destaque quanto Mato Grosso, que foi apresentado como protagonista nas exportações de carne bovina, grãos, café e produtos sustentáveis — com ênfase especial na carne mato-grossense.

O documentário contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; da diretora internacional da Invest MT, Ariana Guedes; e do presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido. Eles reforçaram o papel estratégico do Estado nas relações bilaterais e apresentaram o potencial logístico e ambiental de Mato Grosso ao mercado chinês.

“Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do Brasil, são 35 milhões de cabeças, de melhor qualidade, mais competitivo e com sustentabilidade”, afirmou César Miranda, que também preside o Conselho Deliberativo do Imac. Para ele, a exibição representa uma conquista inédita: “É uma vitrine que nenhum investimento em publicidade alcançaria. Uma oportunidade construída com trabalho técnico, articulação institucional e protagonismo real”.

As gravações em Xangai, maior centro econômico da China, incluíram visitas a restaurantes brasileiros, centros de distribuição de carne, supermercados e feiras internacionais como a Seal, além de espaços culturais como o Brasil Center. A jornalista Maju de Arruda Leite, da Band, foi responsável pela cobertura no país asiático.

A diretora da Invest MT, Ariana Guedes, destacou a origem institucional do projeto: “Conseguimos colocar o Estado no centro desse diálogo com a China. Além de mostrar nossos produtos, levamos nossa cultura, nossos biomas e nossa vocação para alimentar o mundo com responsabilidade. Queremos mais que comércio, queremos turistas, parcerias tecnológicas e laços de amizade”.

Já o presidente do Imac, Caio Penido, reforçou os diferenciais competitivos da pecuária mato-grossense. “Mato Grosso abriga três biomas — Amazônia, Cerrado e Pantanal — e tem a maior biodiversidade do planeta. A genética do nosso rebanho nos permite entregar carne de qualidade superior, com rastreabilidade e sustentabilidade, exigências do mercado chinês”, destacou.

Além de mostrar a trajetória da carne brasileira no mercado asiático, o documentário também retratou acordos institucionais, como a aproximação entre o Invest MT e o distrito de Yangpu, referência em inovação e economia digital na China.

Produzido majoritariamente em mandarim, com trechos em português, Bond With China ainda não foi exibido no Brasil. O conteúdo está disponível apenas na China, por meio de link específico para o público internacional.

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