Secult desenvolve o Projeto de Aulas de Ritmos Gospel, de forma inovadora em Primavera do Leste
Além de contribuir para a qualidade de vida e fortalecer a auto-estima, o projeto também valoriza a música gospel Foto: Divulgação
A Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste tem realizado diversas ações e projetos que visam à integração da população primaverense. Uma delas é o Projeto de Aula de Ritmos Gospel, desenvolvido em encontros semanais com 1h a 1h30 de duração cada, todas as segundas e quartas-feiras, com início às 17 horas. O Projeto é realizado na Praça Leonardo Wernner, do Castelândia e é aberto à população. As aulas são ministradas pelo professor Weleton Soares de Oliveira.
Segundo a Coordenadora de Cultura, Fabiana Carvalho, a música gospel tem “crescido como forma de expressão artística e espiritual. Utilizar ritmos do gospel para desenvolver uma oficina de dança proporciona não apenas bem-estar físico, mas também promove valores, autoestima, trabalho em equipe e respeito à diversidade religiosa, de forma leve e acolhedora”. Diante disso a iniciativa vem ao encontro daquelas pessoas que simpatizam e têm afinidade com o ritmo.
Entre os objetivos do Projeto de Aulas Gospel estão: estimular o desenvolvimento motor e rítmico dos participantes; promover a valorização da cultura gospel por meio da dança; incentivar o convívio social e a expressão corporal com base em músicas cristãs e; desenvolver coreografias com mensagens positivas e edificantes.
E para que os resultados aconteçam em todos os planos, o conteúdo programático desenvolvido pela Secult e aplicado durante os encontros reúne: alongamento e aquecimento corporal; movimentos básicos de dança aplicados a cada ritmo; dinâmicas de grupo e improvisações; ensaios coreográficos; aulas práticas com apoio de músicas gospel selecionadas; utilização de dinâmicas corporais e exercícios de coordenação motora e; aplicação de técnicas simples de dança em grupo;
Mas nada é por acaso e todos os bons projetos precisam ter resultados e proporcionar melhorias a quem participa dele. Dessa forma, a Secretaria de Cultura, ao promover tais ações espera que os frequentadores tenham melhoria na coordenação, saúde e consciência corporal, bem como o fortalecimento da autoestima e da expressão artística e por último reforçem a valorização da música gospel como ferramenta educativa e cultural.