Inscrições para o Fies 2025 estão abertas e Mato Grosso tem mais de 1,5 mil vagas disponíveis
Programa do MEC oferece financiamento estudantil para estudantes de baixa renda; prazo segue até 18 de julho Foto: Divulgação
Estudantes da rede pública e demais interessados em cursar o ensino superior já podem se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. O período de inscrição, aberto nesta segunda-feira (14), segue até o dia 18 de julho e deve ser feito exclusivamente pela internet, de forma gratuita, por meio do portal oficial do Fies.
O programa, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece neste semestre 74.500 vagas em todo o país, distribuídas em 1.215 instituições privadas de ensino superior, com um total de 18.419 cursos e turnos diferentes. Em Mato Grosso, são 1.546 oportunidades para quem deseja ingressar no ensino superior por meio do financiamento estudantil.
Quem pode participar
Para concorrer, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, é exigida renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.
A consulta de vagas pode ser feita diretamente na página do programa, clicando em “Consultar oferta de vagas”, com filtros por estado, município, curso, instituição e conceito do curso.
Incentivo da rede estadual
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, reforçou a importância de alternativas como o Fies para os jovens que buscam acesso ao ensino superior. “Aquele que não conseguiu entrar em uma universidade pública também merece estudar. O Fies é uma opção real para transformar sonhos em realidade por meio da educação”, afirmou.
Fies Social: financiamento integral
Nesta edição, metade das vagas é reservada para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda per capita de até meio salário mínimo. Esses candidatos, se pré-selecionados, têm direito ao financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais — benefício incluído no Fies Social.
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento de mensalidades em cursos avaliados positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Mais informações e inscrições: fies.mec.gov.br