• 10 de julho de 2025
#Política #Redes

POLÍTICA

Medeiros culpa Lula por sanções dos EUA e alerta: “Brasil já não é mais um país amigo”

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Medeiros (PL) afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o grande responsável pelas tarifas que serão impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, classificando a medida como “um castigo duro” decorrente do que chamou de “fanfarronice” do chefe do Executivo brasileiro.

Para Medeiros, o Brasil paga o preço de um alinhamento ideológico com regimes considerados hostis pelos Estados Unidos. “Lula se alinhou ao Hamas, ao Irã, recebeu navios iranianos mesmo ciente dos embargos, defendeu ditadores como Maduro, Ortega e Petro. Agora, está à beira de um impeachment. Essa é a grande verdade”, afirmou.

O parlamentar ainda observou que o governo tenta transferir a responsabilidade dessa medida para a gestão anterior. “Eles vão insistir na retórica de que a culpa é de Bolsonaro, de Eduardo, mas, na verdade, a culpa é da política externa desastrosa do atual governo”, pontuou.

Segundo ele, a postura do presidente Lula tem levado o Brasil a um isolamento diplomático perigoso. “Ele tem feito bravatas constantes contra os Estados Unidos com aquele discurso antigo de imperialismo. Essa cantilena teve um preço. O Brasil deixou de ser um país amigo aos olhos dos americanos”, disse.

O deputado também criticou o que chamou de “tempestade perfeita” formada pelo alinhamento do governo com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que, segundo ele, teria acendido um alerta internacional sobre o risco de autoritarismo no país.

As falas de Medeiros ocorrem em meio à polêmica decisão dos EUA de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, impactando diretamente o setor produtivo nacional.

Medeiros culpa Lula por sanções dos EUA e alerta: “Brasil já não é mais um país amigo”

Circuito do Rock comemora o “Dia Mundial