“Como se tornar uma associação?” é a pergunta que o “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” de julho vai responder
Foto: Assessoria
Neste mês, artistas, produtores culturais, membros de coletivos e público interessado em arte e cultura vão poder conhecer um pouco mais sobre as diretrizes legais para a criação de uma associação e as vantagens de trabalhar estando integrado a uma delas. A sexta edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” terá como palestrante o assessor cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Lucas Augusto, que atua na Pasta com trabalho dedicado ao fomento de políticas públicas voltadas à cultura. Além de bacharel em direito, ele é músico e membro da Orquestra Sinfônica de Rondonópolis e da Orquestra Promessista da Igreja Adventista da Promessa e, ao longo dos anos, tem liderado projetos voluntários de musicalização em comunidades da cidade.
Entre os benefícios que uma associação pode gerar para seus associados, o assessor cultural cita majoração de resultados econômicos, maximização da capacidade de negociação em demandas da categoria, aumento da visibilidade dos produtos ou serviços oferecidos à sociedade e ampliação das possibilidades de captação de incentivos e fundos públicos ou privados por meio de leis de fomento cultural.
“Essa forma de cooperação, caracterizada pela reunião de um grupo com um objetivo comum, evidencia o potencial da diversidade de pensamentos e, ao mesmo tempo, da união de forças para angariar recursos e prestar um serviço relevante para a sociedade. Então, a associação é uma opção valiosa para uma classe se fazer representar”, ressalta Lucas.
Inscrições para o seminário podem ser feitas através do link https://forms.gle/4sTkKyehZ5ZYGvLq7. A presença dará direito a certificado e, o melhor, a programação é gratuita.
Para chegar ao José Sobrinho basta se dirigir à Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.