• 9 de julho de 2025
#Política #Redes #Rondonópolis #Saúde

INOPERANTE

Após oitiva, CEI da Câmara identifica falhas no Conselho Fiscal da Santa Casa de Rondonópolis

Foto: Assessoria

A conselheira fiscal da Santa Casa, empresária Katia Fares Dib, foi ouvida nesta terça-feira (8) durante oitiva com a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Rondonópolis, no processo de apuração da situação financeira do hospital.

Esta foi a 11ª oitiva conduzida pelos vereadores que integram a comissão. Durante o depoimento, os parlamentares identificaram falhas relevantes na atuação do Conselho Fiscal da instituição.

“O que a gente vê é que talvez eles não tiveram acesso às informações necessárias. Eu particularmente fico muito triste deles não fazerem o que rege a regra, do que é um conselho fiscal, de atuar ali diretamente, de forma certa, de forma concreta em relação à Santa Casa. Então, me deixou um pouquinho preocupada em relação a isso,” externou a revisora da CEI, a vereadora dra Luciana Horta.

O vereador Dr. Manoel também apontou falhas na atuação do conselho fiscal da Santa Casa.

“A avaliação que a gente tem é que o conselho fiscal não estava funcionando. Ficou bem claro aqui que dos vários conselheiros, praticamente, muitas das vezes, ela (Kátia) ia sozinha às reuniões ou deixavam de acontecer. São poucas reuniões, desde setembro que não se faz. Eu acho que é bastante grave para a instituição, isso tem que ser revisto,” avaliou o vereador.

O presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher, demonstrou preocupação com a forma que os conselhos atuam na Santa Casa.

“A gente saber que estão já há quase sete, oito meses sem ter uma reunião do Conselho Fiscal, um colegiado fundamental no acompanhamento das contas, no acompanhamento dos gastos, isso nos traz uma preocupação muito grande. O Conselho Fiscal tem o poder de fazer essa averiguação, mas para isso ele também precisa ser subsidiado de informações,” disse o vereador.

Zaher também acrescentou que após saber como era a atuação do conselho fiscal, será definido os próximos passos, após reunião com todos os membros da CEI.

“Nós vamos estar enviando um documento oficial da CEI solicitando que sejam revistos os membros da comissão do Conselho Fiscal, sejam nomeados novos membros e que o Conselho volte a se reunir. Eu acho que talvez esse é o principal fato já dessa tarde de hoje, acredito que todos os vereadores concordam com isso. Então nós vamos estar nos reunindo e encaminhando um documento, tanto ao conselho administrativo, à direção executiva, para que se solucione o problema e o conselho fiscal vote a atuar. Nós não podemos ter uma empresa que gere tanto recurso e que exige, o próprio estatuto exige, com uma falha como essa que vem acontecendo,” concluiu Zaher.

Após oitiva, CEI da Câmara identifica falhas no Conselho Fiscal da Santa Casa de Rondonópolis

Associação de Amor, do Hospital de Amor