Polícia Militar de Mato Grosso apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias
Ações integradas nos 142 municípios resultaram ainda em 264 prisões e mais de 1.500 ocorrências registradas Foto: Polícia Militar
A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 1.906,59 quilos de entorpecentes entre os dias 26 de junho e 5 de julho, durante operações de patrulhamento ostensivo e tático realizadas nos 142 municípios do estado. O levantamento foi divulgado pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT) nesta segunda-feira (8).
Segundo o balanço, o dia de maior volume foi 28 de junho, com 1.292 quilos de drogas apreendidos em duas ações distintas: 837 kg em Ponte Branca e 455 kg em Alto Garças. As apreensões representam um prejuízo superior a R$ 9 milhões às facções criminosas, conforme estimativa da PM.
Durante o período, foram registrados 1.512 boletins de ocorrência e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). As ações também resultaram em 264 prisões em flagrante por crimes diversos. Ao todo, 48 armas de fogo foram retiradas de circulação, além de seis simulacros de arma e 14 veículos de origem ilícita recuperados.
O relatório aponta ainda 694 furtos, 81 roubos e o cumprimento de 72 mandados de prisão em aberto em todo o estado.
Programa Tolerância Zero
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, os números refletem a intensificação das operações estratégicas desenvolvidas pelos batalhões, núcleos da PM e unidades especializadas, com apoio do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, implantado pelo Governo do Estado.
“Desde o início da gestão, o governador Mauro Mendes tem adotado uma postura muito eficaz e inteligente na Segurança Pública, especialmente com a Polícia Militar, que hoje é referência no policiamento tático em todo o país”, afirmou Tinoco. “Os policiais têm melhores salários, equipamentos modernos, armamento permanente e novas viaturas de duas e quatro rodas, o que reforça o desempenho operacional da instituição.”