• 8 de julho de 2025
#Cultura #Destaque #Primavera do Leste #Redes

FILME

Liderança sensível e estratégica impulsiona os bastidores de ‘Ensaios sobre a Verdade’

Primeiro longa da Faces Filmes já iniciou as gravações em um set montado em Poxoréu, com roteiro premiado, elenco de peso e bastidores marcados por mulheres à frente de importantes departamentos"
Foto: Assessoria

A região entre Primavera do Leste e Poxoréu, vive um marco histórico para o cinema independente: as gravações de Ensaios Sobre a Verdade, o primeiro longa-metragem da Faces Filmes, já está em andamento em um set especialmente montado em Poxoréu. E a realização vai muito além das câmeras. O projeto carrega um feito inspirador: toda a produção é liderada por mulheres, desde o planejamento inicial até cada detalhe no set.

Baseado no texto vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia (2018), o longa é dirigido por Wanderson Lana, mas é impulsionado, dia após dia, por uma equipe que faz questão de garantir espaço e protagonismo às mulheres em todos os setores. Para Edilene Rodriguez, diretora de produção, essa escolha faz parte da identidade da Faces Filmes.

“Isso foi surgindo naturalmente. A liderança feminina em nossos projetos não é apenas orgânica, mas também muito estimulada pelo Wanderson. Eu me sinto imensamente grata por essa oportunidade. O longa-metragem tem sido uma escola pra mim e fico muito feliz em ver tantas mulheres comprometidas em trazer uma perspectiva única e autêntica para esta produção. Que este filme possa ganhar o mundo e inspirar outras produções com mulheres em posições de liderança, destaca Edilene.

Essa liderança se traduz nos bastidores, onde o clima de trabalho é de escuta, respeito e criação. Rafaela Salomão, 1ª assistente de direção e uma das principais mobilizadoras do projeto, reforça esse espírito coletivo que pauta as decisões de cada cena.

“Estamos construindo um ambiente de trabalho integrado, profissional e colaborativo. Estamos há meses debruçados em soluções e possibilidades para o filme, trabalhando com os melhores profissionais de diversas áreas da região e do país, para termos um resultado a nível de salas de cinema. Fazer um longa-metragem não é coisa fácil, mas estamos muito empenhados em fazer essa história ganhar vida.”, afirma.

Na direção de arte, Ana Dorst que divide a função com seu parceiro de vida André Sontak também dá voz a esse fazer plural. Para ela, a força do projeto está justamente nesta soma de olhares.

“O que mais me motiva com a gravação do longa-metragem ‘Ensaio Sobre a Verdade’ é justamente essa construção coletiva e colaborativa, em que cada detalhe é pensado junto e ganha força no diálogo. É muito potente ver tantas vozes e olhares diferentes contribuindo para dar vida a essa narrativa pensada e escrita pelo dramaturgo Wanderson Lana. É saber que estamos tecendo uma história juntos, somando nossas experiências para criar algo que fale de forma sensível e honesta com quem vai assistir.”

Ana também destaca o quanto essa experiência pode abrir portas para mais mulheres:

“Fazer direção de arte nesse longa me mostrou mais uma vez a importância de ocuparmos esses espaços com segurança, mas também com sensibilidade, construindo ambientes de trabalho respeitosos e plurais. Espero que inspire outras mulheres a não se limitarem, a acreditarem em seus olhares únicos, e a entenderem que o audiovisual precisa de narrativas diversas, e isso só é possível se mais mulheres estiverem criando, planejando e contando essas histórias de dentro, em todos os cargos e áreas.”

Kayra Ribas, que atua na equipe técnica, lembra como estar nesse set é a realização de um sonho que nasceu ainda na infância:

“Estar em um set que valoriza a presença feminina em todos os departamentos, especialmente em posições de liderança, me faz acreditar que é possível viver o que sonhei quando criança. Entrei para o teatro aos sete anos, participei do meu primeiro set de filmagem aos dezessete e, hoje, aos vinte e dois, estou me graduando em Cinema e Audiovisual. Trabalhar ao lado de mulheres que me inspiram e confiam no meu trabalho é emocionante, porque um dia eu apenas sonhei em estar com elas, e hoje, fazemos parte da mesma equipe.”

Raquel Elias, na área de produção, reforça a força dessa rede que se apoia e realiza:

“O que torna especial é poder ver que toda a persistência e disciplina lá de trás me fez estar num ambiente onde eu realmente gostaria de estar. Venho do teatro, sou do teatro, e as portas que ele abriu me fizeram conhecer o cinema. Hoje me encontro na área de produção, fazendo o que gosto, indo atrás, resolvendo coisas e buscando soluções. Desde cedo fomos encorajadas a buscar coisas grandes e ser resolutivas e estar fazendo parte de um longa-metragem me faz acreditar que os meus sonhos de criança vêm sendo realizados. Isso faz todo o trabalho duro ser um processo especial.”

Segredos e silêncio em cena

A história de ‘Ensaios Sobre a Verdade’ mergulha em segredos de família, culpa e silêncios não ditos. Zé Basílio (Luciano Bortoluzzi) e Inácio (Dionathan Pessoni) vivem isolados em uma fazenda no coração de Mato Grosso, numa região de garimpo. Enquanto bois mortos não fecham os olhos do lado de fora, dentro da casa pai e filho enfrentam memórias fragmentadas e verdades sombrias, num embate psicológico intenso.

O elenco reúne nomes consagrados como Virginia Cavendish, conhecida por filmes nacionais como o Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro e Avassaladoras, e Luciano Bortoluzzi, ator de destaque em Mãe só há uma (Anna Muylaert) e na série Sintonia (Netflix).

Faces Filmes: um polo que se expande

Sediada em Primavera do Leste, a Faces Filmes nasceu de grupos como Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos, articulados pelo Ponto Faces de Cultura. O longa é viabilizado pelo Edital Cinemotion (SECEL-MT) via Lei Paulo Gustavo, com apoio da Angorá Filmes, Seriguela Filmes e suporte da Film Commission – Rio dos Bororos.

Para o diretor Wanderson Lana, o filme concretiza um sonho de mais de duas décadas. “Mais de 25 anos depois, estou encarando um dos maiores desafios da minha vida. Não sabemos exatamente quando as coisas vão acontecer, mas sou muito feliz por estar acontecendo agora, com uma equipe tão competente e, em sua maioria, da cidade que me deu tantas oportunidades.”

Liderança sensível e estratégica impulsiona os bastidores de ‘Ensaios sobre a Verdade’

Foragido por estupro, roubo e tráfico é