• 17 de agosto de 2025
#Cultura #Destaque #Redes #Rondonópolis

CULTURA

Paulo Schuh propõe tornar o espetinho patrimônio cultural de Rondonópolis: “É identidade da cidade e sustento de muitas famílias”

Presidente Paulo Schuh defende valorização da atividade que sustenta centenas de famílias e preserva tradição cultural na cidade
Foto: Assessoria

O presidente da Câmara de Rondonópolis, vereador Paulo Schuh (União Brasil), apresentou um projeto de lei que propõe reconhecer o espetinho como patrimônio cultural e imaterial do município. A proposta será votada ainda nesta quarta-feira (02) em plenário e, segundo articulação interna, deverá ser aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Para Schuh, a proposta vai além da valorização gastronômica. “Se a gente viaja por diversos locais do Brasil, não encontra o espetinho da forma como ele é aqui. Em Rondonópolis, tem gente que toma café da manhã com espetinho, almoça com espetinho, janta com espetinho. É algo que está inserido no nosso dia a dia”, afirmou.

O presidente da Câmara também destacou o caráter social da medida. “Essa proposta é um reconhecimento ao trabalho de tantas famílias que, além de cultivar a cultura do espetinho, fazem dessa atividade uma forma de criar seus filhos, manter seus lares e construir uma vida com dignidade. Eu mesmo sou apreciador do espetinho, e sei do esforço de quem acorda cedo, trabalha o dia todo e ajuda a movimentar nossa economia”, disse.

Além de reforçar a identidade alimentar da cidade, o projeto também tem como objetivo fomentar o comércio local e proteger uma prática tradicional que envolve centenas de empreendedores em diferentes bairros de Rondonópolis.

A expectativa é que a proposta seja aprovada por unanimidade e, a partir disso, o espetinho passe a integrar oficialmente o rol de patrimônios culturais do município.

Paulo Schuh propõe tornar o espetinho patrimônio cultural de Rondonópolis: “É identidade da cidade e sustento de muitas famílias”

Unidades de saúde terão horário estendido nesta