Homem é preso em Rondonópolis após destruir 21 mudas de árvores em avenida central
Flagrante foi registrado por câmeras do Vigia MT; suspeito disse não saber o motivo da depredação Foto: Vigia Mais MT
Um homem de 59 anos foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (30), em Rondonópolis, após destruir 21 mudas de árvores recém-plantadas na rua Rio Branco, região central da cidade. A ação foi registrada por volta das 04h51 por câmeras do sistema de monitoramento Vigia MT, que permitiram a identificação e localização do suspeito.
Segundo a Polícia Militar, o homem foi detido ainda no mesmo dia e conduzido à 1ª Delegacia de Polícia. Questionado pelos policiais sobre o motivo da destruição do paisagismo feito pela Prefeitura, ele limitou-se a dizer que “não sabia” por que cometeu o ato.
A PM informou que o dano ambiental fere a Lei Federal 9.605/1998, que trata de crimes contra o meio ambiente. O artigo 49 da norma estabelece pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem destruir, inutilizar ou danificar plantas de ornamentação em locais públicos ou propriedades privadas.
As mudas danificadas faziam parte de um projeto de revitalização urbana implantado recentemente pela gestão municipal. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.