• 4 de agosto de 2025
#Destaque #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis #Saúde

SAÚDE

Projeto de Ibrahim Zaher garante prioridade no atendimento a pacientes em hemodiálise em Rondonópolis

Vereador propôs lei aprovada por unanimidade na Câmara; objetivo é evitar atrasos críticos em exames e consultas que podem até levar à morte de pacientes renais
Foto: Assessoria

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta semana da Câmara Municipal de Rondonópolis o Projeto de Lei nº 137/2025, de autoria do vereador Ibrahim Zaher (MDB), que estabelece atendimento prioritário a pessoas em tratamento de hemodiálise nos serviços públicos e privados de saúde do município. O projeto agora segue para sanção do Executivo.

A proposta surgiu a partir de visitas e escutas no Centro de Nefrologia de Rondonópolis, onde o parlamentar constatou, pessoalmente, os obstáculos enfrentados por quem depende da hemodiálise. O objetivo é assegurar prioridade para pacientes renais em consultas com especialistas, exames e demais procedimentos de saúde, evitando atrasos que podem ter consequências graves.

“O projeto assegura prioridade no atendimento para pessoas em hemodiálise, tanto nas consultas quanto nos exames especializados. Em muitos casos, a demora em conseguir um especialista, como um cirurgião vascular, compromete a continuidade do tratamento. Por exemplo, quando o paciente precisa colocar um cateter e já tem as veias comprometidas, o tempo de espera pode ser fatal. A marcação demora tanto que, quando o atendimento chega, o quadro já evoluiu para risco de morte”, explicou Zaher.

Novo protocolo na regulação da saúde

O vereador também destacou que o projeto inclui orientações à regulação municipal de saúde, garantindo um protocolo específico para esse grupo, nos moldes do que já ocorre com pacientes oncológicos.

“Na central de regulação, os pacientes oncológicos já têm uma aba específica que garante prioridade. Agora, com essa lei, os pacientes em hemodiálise também passam a ter esse reconhecimento. Isso significa dignidade e agilidade no atendimento, o que pode fazer toda a diferença na vida dessas pessoas”, ressaltou.

Um avanço para quem mais precisa

A hemodiálise é um tratamento contínuo e invasivo, exigido por pacientes com insuficiência renal crônica. O desgaste físico e emocional do procedimento, aliado à burocracia e lentidão no acesso a exames e especialistas, agrava ainda mais a rotina dos usuários. Por isso, o projeto de Zaher é considerado um avanço concreto na humanização do atendimento e no fortalecimento da política pública de saúde.

A nova regra valerá para toda a rede pública e também para estabelecimentos privados conveniados ao SUS. A prioridade deverá ser garantida mediante apresentação de laudo médico ou comprovante de tratamento emitido por profissional habilitado.

Com aprovação unânime dos 21 vereadores, o projeto agora segue para a sanção do prefeito. A expectativa é que a nova legislação entre em vigor ainda neste mês.

Projeto de Ibrahim Zaher garante prioridade no atendimento a pacientes em hemodiálise em Rondonópolis

Investigador Gerson acusa plágio de projeto sobre

Projeto de Ibrahim Zaher garante prioridade no atendimento a pacientes em hemodiálise em Rondonópolis

Dupla é presa com drogas e dinheiro