Rondonópolis inicia força-tarefa para reestruturar unidades de saúde
Secretário interino visita UPA e PA Infantil e anuncia proposta de requalificação em até 10 dias Foto: Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis iniciou uma força-tarefa para melhorar a estrutura física das unidades de saúde do município, atendendo a uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira (PL). Os primeiros trabalhos foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Santa Marta, que passou por manutenção emergencial após a constatação de problemas no sistema de esgotamento sanitário.
Segundo o secretário interino de Saúde, Mykaell Vitorino — que tomou posse na função na semana passada —, as caixas de saneamento da UPA estavam com a estrutura comprometida, o que exigiu uma ação imediata. “Determinamos o conserto de forma célere, pois o funcionamento adequado do sistema sanitário é essencial para a qualidade do atendimento e segurança da unidade”, afirmou.
Logo nos primeiros dias à frente da pasta, Mykaell organizou três equipes técnicas para levantar as demandas emergenciais nas unidades de saúde. Ainda no primeiro dia de trabalho, esteve pessoalmente na UPA e, em seguida, no Pronto Atendimento Infantil (PA Infantil), também no Santa Marta. Neste último, já providenciou a manutenção da cobertura do prédio.
Engenheiro civil por formação, o secretário defendeu uma abordagem mais técnica e preventiva sobre a infraestrutura do setor. “A saúde não é apenas o atendimento médico aos cidadãos, mas também dispor de estruturas limpas, organizadas, em bom estado. Ter locais com ambiente agradável também é uma preocupação da gestão Cláudio Ferreira”, pontuou.
O secretário interino adiantou que, nos próximos 10 dias, deve apresentar ao prefeito uma proposta detalhada de requalificação da UPA, com foco especial nas áreas de recepção e atendimento ao público. A intenção é garantir melhorias estruturais que ofereçam maior conforto e dignidade aos usuários e servidores da unidade.