• 6 de junho de 2025
#Polícia #Redes #Rondonópolis

SEGURANÇA

Polícia Penal abate drone e frustra entrega de materiais ilícitos na Penitenciária Mata Grande, em Rondonópolis

Ação integra Operação de Campana, lançada para reforçar combate ao crime organizado dentro das unidades prisionais
Foto: Polícia Penal

Policiais penais da Penitenciária Mata Grande, em Rondonópolis, abateram na madrugada desta terça-feira (03) mais um drone utilizado para tentar introduzir objetos ilícitos dentro da unidade prisional. A ação ocorreu por volta das 2h40, durante a chamada Operação de Campana, parte do programa “Tolerância Zero às Facções Criminosas”, lançado pelo Governo de Mato Grosso.

De acordo com a direção da penitenciária, os agentes que estavam de sentinela nas torres de vigilância perceberam o drone invadindo o espaço aéreo da unidade. Imediatamente, as equipes iniciaram a perseguição ao equipamento e conseguiram derrubá-lo.

Cerca de três horas depois, por volta das 5h20, os policiais localizaram um pacote próximo ao Raio IV. No interior do embrulho, foram encontrados celulares, carregadores, fones de ouvido e frascos de tinta para tatuagem — itens frequentemente usados por facções criminosas para comunicação e identificação dentro dos presídios.

A Operação de Campana foi deflagrada nesta segunda-feira (02) pela direção da unidade, com o apoio dos Policiais Penais dos Plantões Alpha. A medida visa intensificar a fiscalização do perímetro da penitenciária e impedir o uso de drones para abastecer internos com materiais proibidos.

Segundo a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), essa é mais uma ofensiva dentro do plano estadual de enfrentamento ao crime organizado, que tem adotado medidas rigorosas para isolar lideranças e desarticular a comunicação entre detentos e redes externas.

O material apreendido será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Rondonópolis, que dará sequência às investigações para identificar os responsáveis pela tentativa de envio dos itens à unidade prisional.