Polícia Civil desarticula facção que comandava tráfico de drogas de dentro de presídios em MT
Operação "Extra Murus" cumpre mandados e apreende celulares, drogas e smartwatches usados por criminosos presos Foto:
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (30.5) a Operação “Extra Murus”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas comandado por uma facção criminosa atuante em Tangará da Serra, cuja liderança operava de dentro de presídios, incluindo a Penitenciária Central do Estado (PCE).
A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo parte deles em unidades prisionais e outro na residência da esposa de um dos integrantes do grupo. A investigação revelou que, mesmo encarcerados, os faccionados mantinham a articulação e o comando das ações criminosas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os agentes localizaram:
-
Aparelhos celulares
-
Drogas
-
Fones de ouvido
-
Chips de operadoras
-
Carregadores
-
Balança de precisão
-
Relógios smartwatch — um deles recebeu uma chamada telefônica no momento da apreensão
Na casa de uma das investigadas, foram encontrados celulares e chips novos, que seriam destinados ao uso clandestino dentro das unidades prisionais.
O delegado Igor Sasaki, responsável pela operação, destacou a importância dos materiais apreendidos para aprofundar as investigações:
“Com a apreensão desses objetos, drogas, aparelhos celulares, relógios e anotações, a Polícia Civil vai conseguir expandir a investigação, com intuito de descobrir novos membros da facção criminosa e, ao final, indiciar todos esses indivíduos pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e associação para o tráfico.”
A operação reforça o combate à criminalidade dentro e fora do sistema penitenciário, desarticulando estruturas que ainda operam além dos muros das prisões — como o nome da operação sugere, Extra Murus (fora dos muros, em latim).