• 31 de maio de 2025
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EDUCAÇÃO

Educação que valoriza raízes: alunos são premiados por celebrarem cultura de Primavera do Leste

Concurso de desenhos, maquetes e bandeiras encerra programação dos 39 anos do município e reforça importância da identidade cultural nas escolas
Foto: Assessoria

Em uma manhã marcada por emoção, orgulho e celebração, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Primavera do Leste realizou nesta sexta-feira (30) a entrega das medalhas aos alunos vencedores do concurso cultural promovido pelo Projeto Memórias, Cultura e Tradição. A iniciativa, que envolveu todas as escolas da rede municipal, foi parte da programação pelos 39 anos de fundação da cidade.

Durante o evento, que reuniu estudantes, educadores e autoridades locais, foram reconhecidos os 30 melhores trabalhos nas categorias desenho, maquetes e confecção da bandeira municipal. Representando o prefeito Sérgio Machnic, a vice-prefeita Iva Viana destacou o papel da educação na valorização do potencial criativo dos estudantes. “Iniciativas como essa mostram às nossas crianças que elas podem ir longe. Valorizar e incentivar talentos é um dever nobre de toda gestão pública”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Luciani Cunha, explicou que o concurso mobilizou alunos da educação infantil ao ensino fundamental, com atividades que exploraram símbolos do município, como a bandeira, o brasão e o hino de Primavera do Leste. “Foram 30 dias mergulhados na história e na cultura primaverense. O resultado superou nossas expectativas — tanto pela qualidade artística quanto pelo envolvimento das crianças e das escolas”, celebrou.

Um dos destaques foram as maquetes criadas pelos alunos, que retrataram pontos icônicos da cidade e ficaram expostas ao longo da semana no saguão principal da prefeitura, atraindo a atenção de visitantes e servidores.

Presente na cerimônia, o Diretor Regional de Educação, Théo Gonçalves Vicente, reforçou a importância da ação na formação cidadã. “Quando a escola promove esse tipo de atividade, ela desperta no estudante o orgulho de pertencer à sua cidade. Isso fortalece o vínculo com a comunidade e estimula o crescimento pessoal e acadêmico.”

Ao todo, o projeto envolveu cerca de 11.900 alunos da rede municipal, além de professores e equipes pedagógicas, tornando-se uma grande mobilização coletiva em prol da valorização da identidade local.

A premiação, mais do que reconhecer talentos, reafirmou a educação como ferramenta de construção da memória e da cidadania, destacando a escola como espaço vivo de cultura, criatividade e pertencimento.