Polícia Civil deflagra operação com 98 ordens judiciais contra organização de tráfico de drogas em MT
Investigação revela esquema sofisticado com distribuição de drogas da fronteira para Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades; contas bancárias foram bloqueadas Foto:
A Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma megaoperação contra o tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro, em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cáceres e até em Londrina (PR). A ação cumpre 98 ordens judiciais, sendo 16 mandados de prisão, 48 de busca e apreensão e 34 bloqueios de contas bancárias.
As investigações revelaram um esquema complexo de distribuição de entorpecentes, com a droga sendo enviada da fronteira em Cáceres e comercializada em diversas regiões da capital e cidades vizinhas, atingindo vários perfis sociais.
A operação, batizada de Personal, tem origem na Operação Maximus 2, já concluída, que resultou no indiciamento de 19 pessoas por envolvimento em tráfico, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Com o avanço das apurações, novos integrantes do grupo criminoso foram identificados, assim como transportadores e traficantes locais, o que possibilitou a nova fase da ofensiva policial.
Um dos pontos marcantes da investigação foi a apreensão de 23,57 quilos de maconha, que estavam sendo transportados por um casal preso em flagrante. A droga estava destinada ao comércio em Cuiabá.
Além do tráfico, o grupo também movimentava grandes quantias de dinheiro de forma ilícita, utilizando “laranjas”, aplicativos de transferência e estratégias para ocultar patrimônio. O uso de pessoas de confiança no comércio das drogas e a atividade secundária do principal investigado inspiraram o nome da operação: “Personal”.
A ação integra a Operação Inter Partes, do plano Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, voltado ao combate ao crime organizado e ao enfraquecimento de facções criminosas no estado. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e rastreio dos recursos bloqueados.