• 19 de maio de 2025
#Ação social #Primavera do Leste #Redes

PRIMAVERA DO LESTE

Primavera do Leste valoriza juventude e cultura urbana com mais uma edição da Batalha da Lagoa

Ação reúne hip hop, poesia, breaking e feira criativa com apoio da Prefeitura e ganha força como ferramenta de inclusão social
Foto:

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult), promoveu no último domingo (18) mais uma edição da Batalha da Lagoa, projeto que transforma o Lago Municipal em palco para manifestações da cultura urbana, como rima, poesia, breaking, grafite e feira de economia criativa. O evento, realizado mensalmente, tem como missão não só valorizar talentos locais, mas também oferecer alternativas culturais e sociais para a juventude.

Durante a edição comemorativa de um ano do projeto, o prefeito Sérgio Machnic esteve presente e destacou o compromisso da gestão com a valorização da diversidade cultural. “É um orgulho ver como a juventude está engajada. Primavera é de todos, e apoiar eventos como esse é fundamental para garantir que todas as expressões culturais tenham espaço”, ressaltou.

O secretário da Secult, Leopoldino André Chagas, apontou o projeto como ferramenta de transformação social. “A cultura hip hop é muito presente nas periferias e entre os jovens que enfrentam vulnerabilidades sociais. Nosso papel é usar essa força cultural para prevenir o envolvimento com o crime e as drogas, trazendo-os para perto, mostrando que há outros caminhos”, afirmou.

Para expandir ainda mais o alcance do hip hop como instrumento de inclusão, a Secult, em parceria com a Secretaria de Educação, vai implementar o projeto Família Hip Hop nas escolas da rede pública. A iniciativa levará aulas de breaking, MC, DJ e grafite para dentro das salas de aula, ampliando o impacto do movimento e aproximando os jovens da arte e da cidadania.

O rapper e organizador da Batalha da Lagoa, MC Psika (Alexandre Gonçalves Batista), celebrou o apoio da gestão. “O hip hop ainda enfrenta preconceitos, mas com o apoio do poder público conseguimos mostrar que ele salva vidas, resgata jovens e pode sim estar nas escolas. Essa luta é por cada criança que precisa de um caminho melhor”, destacou.

Sobre o hip hop
Com mais de 50 anos de história, o hip hop nasceu no bairro do Bronx, em Nova Iorque, como resposta à marginalização social de comunidades negras e latinas. Hoje, o movimento cultural e social é reconhecido mundialmente por sua capacidade de engajar, educar e transformar realidades através da arte, influenciando comportamento, pensamento e estilo de vida.

A Batalha da Lagoa segue firme como símbolo dessa transformação em Primavera do Leste, oferecendo arte, voz e visibilidade à juventude local.

Primavera do Leste valoriza juventude e cultura urbana com mais uma edição da Batalha da Lagoa

Homem é detido com pistola de brinquedo

Primavera do Leste valoriza juventude e cultura urbana com mais uma edição da Batalha da Lagoa

Homem é encontrado morto com sinais de