• 19 de maio de 2025
#Agronegócio #Redes #Redes Sociais

PROVENTUS FIELD DAY

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Foto:

Com os custos de produção de grãos em constante elevação e as condições climáticas muitas vezes desfavoráveis, o produtor rural mato-grossense está sempre em busca de alternativas para tornar mais viável suas operações na fazenda. Entre as possibilidades que estão no radar do agricultor, se apresentam cultivos especiais de amendoim, gergelim, feijão, arroz, mix de plantas de cobertura e milhos especiais, demonstrando um mercado promissor tanto externo, quanto interno, de baixo risco e com uma boa rentabilidade.

A primeira edição do Proventus Field Day, que ocorreu em Sorriso, Mato Grosso, nos dias 16 e 17 de maio, abordou a fundo os cultivos especiais com palestras técnicas com renomados pesquisadores e especialistas que trouxeram uma visão a médio prazo do mercado internacional e interno dos cultivos especiais, principalmente para o gergelim e o amendoim.

De olho neste mercado e na oportunidade de atender a futura demanda, o engenheiro agrônomo e pesquisador da LC Sementes, Murilo Oliveira Sampaio, explica que o setor de melhoramento genético e pesquisa da empresa, está prestes a lançar duas linhagens de gergelim muito promissoras. “Nós oferecemos para o produtor duas linhagens com pretensões diferentes, uma que é a LC 123, que tem um material mais adocicado, está voltada para panificação e para o consumo direto na mesa. Os ciclos são parecidos com o que já temos, médio de 90. Já a LC 103 é um sabor mais neutro, que fica mais palatável, neste caso vai para a indústria, principalmente para a exportação. Onde eles têm uma exigência maior na qualidade desses grãos para consumo direto”, pontuou.

O pesquisador destaca ainda que de acordo com estudos, o gergelim tem apresentado melhor rentabilidade em relação ao milho, com um custo benefício interessante, pois se gasta muito mais para o plantio e para se ter uma rentabilidade no milho, do que se gasta com o gergelim. A recente evolução do gergelim, pode ser medida nas áreas de plantio da cultura, que mais que dobrou em relação ao ano passado na região conhecida como Eixo da BR 163, passando 60 mil hectares para próximo de 130 mil hectares de gergelim plantado.

Outra cultura que vem chamando a atenção do produtor é o amendoim, com isso, o investimento em pesquisa aumentou nos últimos anos, conforme detalha o engenheiro agrônomo e doutor em Fertilidade e Nutrição de Plantas, Dácio Olibone, que foi o palestrante na estação de apresentação das cultivares de amendoim, no campo experimental da Proventus. “Nos últimos seis anos, nós estamos desenvolvendo uma pesquisa com a cultura do amendoim, trazendo resultados que viabilizem para o produtor as decisões mais assertivas. Por exemplo, definindo época de semeadura, manejo de doença, manejo de adubação, a escolha das melhores cultivares e auxiliando nos programas de melhoramento genético da Embrapa, do IAC, para a identificação das cultivares mais adaptadas, mais produtivas aqui para a nossa região do Cerrado. Lembrando que é uma região muito característica, de clima muito chuvoso, então a cultura pode ter muitos problemas com doença, mas a gente nesses anos tem trabalhado para identificar esses materiais mais resistentes, com alto teto produtivo”, destacou.

Para Olibone, o principal desafio para a região é a indústria, segundo ele, há levantamento de que muitos produtores estão interessados em testar a cultura, mas hoje o gargalo é a indústria, mas não só por conta dela, pois ainda é uma cultura voltada para a exportação e que depende do humor e oscilações do mercado internacional.

Segundo Leandro Lodea, um dos organizadores do Proventus Field Day, o evento superou as expectativas, tanto em relação à qualidade dos conteúdos das palestras, debates e no dia de campo, como na participação das cerca de 700 pessoas que prestigiaram os dois dias do Field Day. “Para nós organizadores foi uma surpresa muito agradável, superando o público esperado. O nível dos palestrantes foi muito bom, com a interação com o público, os debates foram muito importantes. A geração de tecnologia, a geração de informação e a transferência de informação, isso nos engrandeceu muito”, disse.

Para Lodea, o evento dos cultivos especiais na região com certeza trouxe uma dúvida positiva na cabeça do produtor, em relação a mais opções de segunda safra, saindo um pouco dos tradicionais milho e algodão. “Essas culturas especiais têm uma necessidade hídrica menor do que a soja, do que o algodão. E elas se encaixam perfeitamente, após a janela de milho de segunda safra, então essas culturas vêm para agregar, vêm para rotacionar a propriedade e vêm para dar uma fonte de renda a mais para o agricultor. Só que como qualquer cultura nova, ela tem uma curva de aprendizagem, ela tem uma necessidade de investimento em tecnologia. E é isso que a gente está fazendo aqui”, finalizou.

A primeira edição do Proventus Field Day é uma realização da Proventus Pesquisa Agronômica, LC Sementes e Adisa Melhoramento Genético, e tem apoio da EMBRAPA, IAC, CAT e IBRAFE.

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Deputado Thiago cobra obras estruturantes para a

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Dr. Ary Campos: Vereador de Primeiro Mandato