Primavera do Leste mobiliza mais de cem profissionais em ato no Lago Municipal Vô Pedro Viana pelo Dia da Luta Antimanicomial
Evento da Secretaria Municipal de Saúde integrou a programação oficial dos 39 anos do município, com foco em visibilidade, acolhimento e cuidado em liberdade. Prefeito Sérgio Machnic participou da ação, que também anunciou a criação do CAPS Infantil no município Foto: Assessoria
Na tarde deste domingo (18), o Lago Municipal Vô Pedro Viana, em Primavera do Leste, foi palco de uma grande mobilização em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Mais de cem profissionais da saúde participaram da ação ao lado de usuários e familiares, reforçando o compromisso com a humanização do cuidado em saúde mental e o combate ao estigma ainda enfrentado por quem sofre de transtornos psíquicos.
Com camisetas temáticas, cartazes e participação ativa de diversas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o evento levou à população mensagens de acolhimento, cidadania e respeito à diversidade. Além de atividades educativas, a ação contou com dinâmicas de grupo, rodas de conversa, depoimentos emocionantes e distribuição de materiais informativos.
A mobilização contou ainda com a presença do prefeito Sérgio Machnic (PL), que participou das atividades e reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas e humanizadas.
Durante o ato, a secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, anunciou a criação do CAPS Infantil em Primavera do Leste, voltado ao atendimento especializado de crianças e adolescentes com sofrimento mental grave ou em uso abusivo de substâncias. A medida marca um avanço histórico na política de saúde mental do município.
“Na tarde de hoje realizamos uma mobilização importante no Lago Municipal Vô Pedro Viana, integrando as ações dos 39 anos da cidade ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Unimos profissionais de várias unidades que atendem diretamente a população em sofrimento psíquico. E anunciamos com muita alegria a criação do CAPS Infantil em nossa cidade. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde no dia 24 de maio, e o prefeito já deu início ao processo licitatório para construção do prédio. Mas, para não atrasarmos o início dos atendimentos, já contratamos uma casa provisória. Agora estamos organizando a mobília para iniciar o serviço imediatamente”, explicou.
A data de 18 de maio é símbolo nacional da luta por um novo modelo de atenção psicossocial, rompendo com a lógica do aprisionamento e promovendo uma rede de cuidados em liberdade. Em Primavera do Leste, a mobilização demonstrou o fortalecimento da política pública municipal voltada à saúde mental.
“Foi muito bonito ver a participação ativa de tantos colaboradores, usuários e familiares. A intenção é que essa discussão avance, que mais pessoas se envolvam e que a sociedade entenda a importância de uma atenção mais humanizada e menos excludente”, concluiu a secretária.
A mobilização em Primavera do Leste consolida o compromisso da gestão Sérgio Machnic (PL) com o fortalecimento da saúde mental pública e com a valorização da vida em todas as suas dimensões.