• 18 de maio de 2025
#Agricultura #Agronegócio #Brasil #Destaque #Mato Grosso #Redes #Saúde

AGROPECUÁRIA

MAPA adota protocolo emergencial para conter risco de gripe aviária após foco confirmado no RS

Ovos rastreados foram enviados a incubatórios em Minas, Paraná e no próprio estado gaúcho; não há comprovação de contaminação, mas medidas preventivas foram acionadas
Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta semana a adoção imediata de um protocolo emergencial de biossegurança após a identificação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade — também conhecida como gripe aviária — no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Segundo nota divulgada pelo ministro Carlos Fávaro, todos os ovos para incubação fornecidos pela granja identificada com o foco já foram rastreados quanto aos seus destinos. Eles foram enviados a incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e no próprio território gaúcho.

Em resposta ao episódio, o Mapa orientou a aplicação das medidas de saneamento estabelecidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle. O protocolo inclui a destruição preventiva dos ovos incubáveis provenientes da granja, com objetivo de mitigar qualquer risco de propagação viral.

Ainda conforme o comunicado, não há até o momento qualquer comprovação de que os ovos estejam efetivamente contaminados pelo vírus da gripe aviária. Mesmo assim, todas as ações previstas para garantir a proteção da avicultura nacional já estão sendo executadas.

“Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas, reforçando o compromisso do Mapa com a sociedade e com o setor produtivo”, frisou o ministro Carlos Fávaro, ao destacar a transparência e a vigilância do governo federal diante de qualquer potencial ameaça à cadeia produtiva avícola brasileira.

O Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne de frango, e episódios como esse acendem alertas sanitários que impactam diretamente acordos comerciais e a credibilidade internacional do agronegócio nacional. Por conta do foco confirmado no Rio Grande do Sul, diversos países suspenderam temporariamente a importação de carne de frango e subprodutos avícolas do Brasil. Entre eles estão China, União Europeia, Argentina, México, Chile, Uruguai e Japão — este último restringindo as compras apenas aos produtos oriundos da cidade de Montenegro.

Nota oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que a identificação rápida de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em Montenegro-RS e as ações efetivas para isolamento, controle e erradicação demonstram a robustez do sistema de inspeção do Brasil.

Reafirmando o compromisso de transparência e de responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados pelo Brasil, as restrições de exportação seguirão fielmente aos acordos sanitários realizados com nossos parceiros comerciais.

O Mapa tem trabalhado ativamente para que, nas negociações de acordos sanitários internacionais, os países parceiros reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) — restringindo a exportação aos 10 quilômetros de raio do foco. Contudo, há reconhecimentos pelos países de diferentes tipos de regionalização, como por município ou por estado.

Tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de aves do mundo, que possui dimensões continentais com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, com longas distâncias e deslocamentos, reiteramos a importância de se reconhecer a regionalização para o caso.

Países como o Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização para IAAP.

Para respeitar os acordos firmados com a China e a União Europeia, as exportações ficam restritas ao país todo.

O Mapa agradece a contínua confiança no sistema sanitário brasileiro e coloca à disposição todo seu corpo técnico de altíssima competência para esclarecimentos.

Portanto, não há restrição generalizada da exportação de produtos de aves do Rio Grande do Sul.

Quando as exigências estão relacionadas à sanidade e à qualidade dos produtos, o Brasil se compromete a seguir rigorosamente os protocolos internacionais estabelecidos, garantindo a segurança e a confiança dos nossos parceiros comerciais.

MAPA adota protocolo emergencial para conter risco de gripe aviária após foco confirmado no RS

Filha de Renato Nery acredita em mais

MAPA adota protocolo emergencial para conter risco de gripe aviária após foco confirmado no RS

Criss Paiva se apresenta pela primeira vez