Vereadora Maria Garzella intensifica ações na Saúde e articula mutirão neste sábado em Primavera do Leste
Empresária e vereadora do MDB tem percorrido unidades de saúde, sugerido readequações à gestão municipal e cobrado agilidade na redução das filas de exames e consultas Foto: Assessoria
A vereadora Maria Garzella (MDB), também conhecida como Maria SuperCompras, tem ampliado sua atuação na área da Saúde em Primavera do Leste. Ao longo das últimas semanas, a parlamentar visitou unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), conversou com servidores da linha de frente e acompanhou de perto o funcionamento da rede pública. O objetivo é identificar gargalos e sugerir melhorias diretas à gestão do prefeito Sérgio Machnic (PL) e da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra.
“Está sendo importante aprofundar na gestão em saúde e procurar ajudar, sugerir readequações. É uma preocupação também dos gestores municipais em ampliar o atendimento. Muito já está em andamento, como estamos constatando, mas há ajustes necessários que estamos repassando ao prefeito e à secretária”, explicou a vereadora.
Como resultado direto desse trabalho de escuta e articulação, a vereadora indicou a realização de um mutirão de exames e consultas, que ocorrerá neste sábado (17) em diversas unidades da rede municipal. A expectativa é de que mais de mil procedimentos sejam realizados. A ação foi acatada pela Prefeitura como parte do Dia “D” da vacinação contra o vírus Influenza, que também acontece das 07h às 16h30 em sete ESFs: Parque Eldorado, Poncho Verde, Padre Onesto Costa, Primavera III, Castelândia, Centro e Poncho Verde II/Guterres.
“Há uma preocupação quanto às filas de espera, isso é terrível. Leva ao atraso no diagnóstico e no tratamento, além de causar frustração nos pacientes. Ações para reduzir isso estão em andamento. A Prefeitura está ofertando mais serviços e fazendo um controle mais eficiente da demanda”, afirmou.
Além do acompanhamento nas unidades básicas, a vereadora também esteve na Central de Regulação, setor estratégico da Secretaria de Saúde, responsável por gerir os encaminhamentos para especialidades e procedimentos mais complexos. Segundo ela, o funcionamento da regulação precisa estar alinhado com a porta de entrada dos pacientes, que é a atenção básica.
“É importante lembrar que toda a referência para a Central de Regulação vem da atenção básica, norteada pela Estratégia de Saúde da Família. A central faz a regulação do acesso do cidadão às áreas hospitalar e ambulatorial, ajustando a oferta disponível às necessidades imediatas da população. Isso requer atenção e responsabilidade”, pontuou Maria Garzella.
A parlamentar reafirmou que seguirá acompanhando de perto as demandas da Saúde e levando os apontamentos diretamente à gestão municipal. A expectativa é que novas ações como o mutirão deste sábado contribuam para tornar o sistema público mais ágil, resolutivo e humanizado.