• 16 de maio de 2025
#Destaque #Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais

SOCIAL

Sargento Telles e Marcondes Martignago propõem mudança do Albergue Municipal para o centro de Primavera do Leste

Vereadores defendem novo local para ampliar visibilidade, reforçar segurança e facilitar reintegração social de pessoas em situação de rua
Foto:

Os vereadores Sargento Telles (PRD) e Marcondes Martignago (PSDB) apresentaram indicação conjunta solicitando a readequação estrutural e a transferência do Albergue Municipal de Primavera do Leste para a área central da cidade. A proposta, formalizada nesta quinta-feira (15), busca ampliar a eficiência dos serviços de acolhimento, assistência e reintegração social prestados à população em situação de rua.

De acordo com os parlamentares, o atual endereço do albergue dificulta o acesso de equipes multiprofissionais, como as de saúde e assistência social, além de limitar a visibilidade do equipamento público perante a sociedade.

“Essa é uma estrutura essencial, mas que está invisível para boa parte da população. Trazendo para uma área mais central, vamos não apenas facilitar o trabalho das equipes, como também estimular a colaboração da sociedade e dos empresários”, afirmou Sargento Telles, destacando que o novo local poderá fortalecer parcerias para oferta de empregos e ações de ressocialização.

O vereador Marcondes Martignago também reforçou o argumento da localização estratégica. “Estar no centro significa mais acesso aos serviços públicos, como o SINE e unidades de saúde, e também garante resposta mais ágil da Polícia Militar quando necessário, o que amplia a segurança para acolhidos e servidores”, pontuou.

Atualmente vinculado ao CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), o Albergue Municipal atende cerca de 30 pessoas, oferecendo abrigo, alimentação e acompanhamento psicossocial. Além disso, promove palestras e atividades educativas voltadas à saúde, autoestima, sobriedade e reinserção no mercado de trabalho.

Outro ponto destacado na justificativa é que a nova localização poderá potencializar as ações de abordagem de rua realizadas pelo CREAS, facilitando o encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e promovendo uma reintegração mais efetiva à sociedade.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Sérgio Machnic (PL) e à Secretaria Municipal de Assistência Social. Os vereadores aguardam que o Executivo avalie a viabilidade da mudança e inicie os estudos técnicos para definir um novo endereço mais adequado ao perfil do serviço.

A proposta deve ser lida em plenário nas próximas sessões e poderá ser incluída na pauta para deliberação.

Sargento Telles e Marcondes Martignago propõem mudança do Albergue Municipal para o centro de Primavera do Leste

Empresa de combustíveis é alvo da terceira

Sargento Telles e Marcondes Martignago propõem mudança do Albergue Municipal para o centro de Primavera do Leste

Equipe do GAP prende olheiro de facção