• 15 de maio de 2025
#Destaque #Política #Redes #Rondonópolis

VEREADOR MIRIM

Câmara de Rondonópolis empossa 21 vereadores mirins para mandato de 2025

Projeto resgatado pela Escola do Legislativo visa incentivar a participação política de jovens e formar lideranças para o futuro
Foto:

A manhã desta quinta-feira (15) foi marcada por um momento especial na Câmara Municipal de Rondonópolis, com a posse oficial dos 21 vereadores mirins eleitos para o mandato de 2025. A solenidade, realizada no plenário Ulysses Guimarães, também definiu a composição da nova mesa diretora mirim e contou com a presença de autoridades, familiares e membros da comunidade.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Schuh, celebrou o retorno do programa e ressaltou sua importância para a formação cidadã dos jovens.
“Resgatamos esse projeto junto com a Escola do Legislativo porque acreditamos que é fundamental inserir o jovem no ambiente político, mostrando na prática como funciona o processo legislativo. Eles terão a oportunidade de conhecer o regimento da Câmara, fazer indicações e até propor projetos de lei”, destacou.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a fala do ex-vereador Adonias Fernandes, autor da lei que criou o programa do vereador mirim.
“Esse projeto foi idealizado em parceria com a Diretoria Regional de Educação, escolas e lideranças comunitárias. Entre todos os projetos que apresentei nesta Casa, esse é um dos mais significativos. É uma semente que plantamos para preparar essa juventude para os desafios do futuro”, declarou.

O vereador Ibrahim Zaher, atual presidente da Escola do Legislativo, reforçou o papel transformador da iniciativa.
“Precisamos despertar no jovem o interesse pela política de forma saudável e educativa. Cada vereador mirim terá um padrinho — um vereador titular — que o acompanhará. Eles participarão de sessões mensais, poderão propor ideias e discutir temas relevantes das suas comunidades escolares”, explicou Zaher.

Entre os novos parlamentares mirins, a estudante Bethânia Mel foi destaque ao relatar sua trajetória até a eleição.
“Tentei por dois anos e agora consegui. Estou muito emocionada e grata a todos da minha escola que confiaram em mim. Quero fazer valer a pena esse mandato”, disse ela, que será acompanhada pelo vereador Júnior Mendonça.

A mesa diretora mirim eleita para 2025 ficou assim definida:

  • Presidente: Isaque Ribeiro

  • 1ª Vice-presidente: Livia Mel

  • 2ª Vice-presidente: Giovanna Campos

  • 1º Secretário: Rodrigo Mendes

  • 2º Secretário: Gabriel Freitas

Além da presença dos 21 vereadores da atual legislatura, a solenidade contou com a participação do vice-prefeito Dr. Altemar Lopes, da juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Maria das Graças Gomes da Costa, do ex-vereador Adonias Fernandes e de familiares dos jovens empossados.

O programa Vereador Mirim é uma das principais iniciativas da Escola do Legislativo para promover educação política entre os estudantes de Rondonópolis, fortalecendo os valores democráticos desde cedo.

Câmara de Rondonópolis empossa 21 vereadores mirins para mandato de 2025

Homem de 68 anos é preso por

Câmara de Rondonópolis empossa 21 vereadores mirins para mandato de 2025

Águas de Primavera vai à Justiça contra