• 14 de maio de 2025
#Primavera do Leste #Redes #Saúde

SAÚDE

Primavera do Leste realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado

Mobilização em oito unidades de saúde visa ampliar cobertura entre grupos prioritários e prevenir complicações da gripe
Foto:

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (17) o Dia D de Vacinação contra a Influenza 2025, com o objetivo de intensificar a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação será promovida entre 7h30 e 16h30, em oito unidades de saúde: Parque Eldorado, Poncho Verde, Castelândia, Primavera III, Guterrez e Poncho Verde II.

A iniciativa busca reforçar a proteção contra a gripe e evitar agravamentos de saúde, especialmente entre as populações mais vulneráveis. Segundo a coordenadora de imunização do município, Danila Martins, a mobilização é essencial para conter as síndromes respiratórias. “Este é um momento de reforçar a prevenção. A gripe pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Estamos mobilizados e preparados para atender a população com agilidade e acolhimento”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia, também reforça a importância da vacina. “A vacina é segura e eficaz. A cada ano, ela é atualizada para proteger contra as cepas mais comuns em circulação. Garantir que os grupos prioritários estejam vacinados é fundamental para evitar internações e reduzir a carga sobre os serviços de saúde”, afirmou.

A estratégia de limitar o atendimento a oito unidades de saúde tem como objetivo otimizar os recursos e concentrar as equipes em regiões com maior demanda, garantindo fluidez no atendimento e cobertura eficiente.

A vacina contra a Influenza está disponível para os seguintes grupos prioritários:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

  • Idosos com 60 anos ou mais

  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

  • Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades

  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo

  • Trabalhadores da saúde e da educação

  • População indígena (aldeada ou não)

  • Membros das forças de segurança, salvamento e forças armadas

A campanha é uma das principais estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate às doenças sazonais, como a gripe, e se mostra fundamental para a saúde coletiva. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve levar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação para atualização do histórico vacinal.

Primavera do Leste realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado

Rodovia BR-163 em Mato Grosso recebe 260

Primavera do Leste realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado

CEI da Santa Casa ouve diretor financeiro