Como parte da campanha Maio Laranja, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, promoveu uma capacitação nos dias 12 e 13 de maio voltada aos profissionais que integram a rede de proteção e o sistema educacional em Rondonópolis.
O evento teve início na segunda-feira (12), das 13h30 às 17h, no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE). Participaram da formação profissionais dos CRAS, CREAS, unidades de saúde, CMDCA, Conselho Tutelar e demais agentes envolvidos na garantia dos direitos da infância e adolescência.
Na terça-feira (13), a programação seguiu pela manhã com representantes da Secretaria Municipal de Educação, incluindo diretores, coordenadores e educadores da rede pública municipal. À tarde, o foco foi nos profissionais da rede estadual de ensino.
A capacitação foi unificada para todos os grupos, com destaque para a palestra da psicóloga Claudimara Alves, que abordou a importância da escuta qualificada e protegida de vítimas menores de idade e os protocolos adequados diante de relatos de violência.
Em seguida, a promotora de Justiça Patrícia Dower, que atua na Defesa da Infância e Juventude em Rondonópolis, falou sobre as estratégias e desafios no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Encerrando o ciclo de palestras, a coordenadora estadual do Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), Rebeca Alves, apresentou o funcionamento do sistema de registros e como ele contribui para o tratamento adequado das denúncias e a efetivação dos direitos infantojuvenis.
A iniciativa acontece em um contexto alarmante. Dados da segunda edição do relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil” apontam que, entre 2021 e 2023, foram registrados 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos no país — uma média de 149 casos por dia.
A capacitação representa um importante passo para fortalecer o trabalho intersetorial, ampliar a prevenção, qualificar o acolhimento e assegurar a responsabilização dos agressores. A campanha Maio Laranja segue mobilizando ações em diversas áreas da sociedade com o objetivo de proteger e garantir o desenvolvimento seguro e digno de crianças e adolescentes.